CAMINHOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM PROJETO DE EXTENSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112835 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5629 "inscrito_id" => 13898 "titulo" => "CAMINHOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM PROJETO DE EXTENSÃO" "resumo" => "As disciplinas eletivas são componentes diversificados do currículo escolar conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitindo aos alunos desenvolverem diferentes habilidades e ampliar seu repertório. O projeto de extensão "Caminhos da Ciência e Tecnologia", no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, tem como objetivo principal promover eletivas relacionadas à ciência e tecnologia para 370 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando metodologias como exposições, discussões, práticas e visitas orientadas. O projeto organiza essas eletivas em cinco eixos temáticos: Educação Ambiental, Histórias em Quadrinhos, Práticas Científicas, Produção de Mudas e Criação de Animais. Na Educação Ambiental, os alunos aprendem sobre a construção da racionalidade ambiental. As Histórias em Quadrinhos estimulam a imaginação e a criatividade. As Práticas Científicas incentivam a análise e compreensão de fenômenos naturais, fomentando a curiosidade para fazer perguntas e buscar respostas. Na Produção de Mudas, os alunos aprendem sobre substrato, plantio, manejo de rega e adubação. A Criação de Animais ensina sobre os processos de criação, raças, manejo, nutrição, reprodução, sanidade e bem-estar animal. O projeto integra o conteúdo da BNCC, proporcionando uma conexão entre teoria e prática. Os alunos não apenas reforçam o aprendizado escolar, mas também desenvolvem senso crítico e consciência ambiental, tecnológica e científica. Após um ano de funcionamento do projeto, foi possível observar que ele é eficaz em despertar nos alunos a curiosidade, a articulação de perguntas e a vontade de aprender coisas novas, evidenciando um aumento no engajamento e no interesse pelas disciplinas escolares. Através dessas atividades, os estudantes tornam-se capazes de aplicar o conhecimento de maneira prática e relevante no cotidiano. A integração entre educação escolar, científica e tecnológica com a vida diária das crianças é uma oportunidade valiosa para um aprendizado mais significativo e abrangente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13898_TB5629_23052024205647.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANYLA RAFAELA OLIVEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "DANYLA" "autor_email" => "danylarafaela3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112835 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5629 "inscrito_id" => 13898 "titulo" => "CAMINHOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM PROJETO DE EXTENSÃO" "resumo" => "As disciplinas eletivas são componentes diversificados do currículo escolar conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitindo aos alunos desenvolverem diferentes habilidades e ampliar seu repertório. O projeto de extensão "Caminhos da Ciência e Tecnologia", no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, tem como objetivo principal promover eletivas relacionadas à ciência e tecnologia para 370 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando metodologias como exposições, discussões, práticas e visitas orientadas. O projeto organiza essas eletivas em cinco eixos temáticos: Educação Ambiental, Histórias em Quadrinhos, Práticas Científicas, Produção de Mudas e Criação de Animais. Na Educação Ambiental, os alunos aprendem sobre a construção da racionalidade ambiental. As Histórias em Quadrinhos estimulam a imaginação e a criatividade. As Práticas Científicas incentivam a análise e compreensão de fenômenos naturais, fomentando a curiosidade para fazer perguntas e buscar respostas. Na Produção de Mudas, os alunos aprendem sobre substrato, plantio, manejo de rega e adubação. A Criação de Animais ensina sobre os processos de criação, raças, manejo, nutrição, reprodução, sanidade e bem-estar animal. O projeto integra o conteúdo da BNCC, proporcionando uma conexão entre teoria e prática. Os alunos não apenas reforçam o aprendizado escolar, mas também desenvolvem senso crítico e consciência ambiental, tecnológica e científica. Após um ano de funcionamento do projeto, foi possível observar que ele é eficaz em despertar nos alunos a curiosidade, a articulação de perguntas e a vontade de aprender coisas novas, evidenciando um aumento no engajamento e no interesse pelas disciplinas escolares. Através dessas atividades, os estudantes tornam-se capazes de aplicar o conhecimento de maneira prática e relevante no cotidiano. A integração entre educação escolar, científica e tecnológica com a vida diária das crianças é uma oportunidade valiosa para um aprendizado mais significativo e abrangente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13898_TB5629_23052024205647.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANYLA RAFAELA OLIVEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "DANYLA" "autor_email" => "danylarafaela3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }