OS SENTIDOS DE CUIDAR E ENSINAR NA PRÉ-ESCOLA: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114196 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7578 "inscrito_id" => 15842 "titulo" => "OS SENTIDOS DE CUIDAR E ENSINAR NA PRÉ-ESCOLA: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA." "resumo" => "Este trabalho apresenta elementos de significação que estruturam as concepções de cuidar e ensinar a partir da vivência de Mônica, estudante de pedagogia, atuando como acompanhante de Laura matriculada em uma pré-escola da rede pública na periferia da cidade de Maceió, Alagoas. Este estudo foi autorizado por um comitê de ética em pesquisa. A partir do conceito de processos de significação, baseado em Vigotski, focalizamos o modo como a estudante compreende sua atuação na condição de acompanhante de Laura, descortinando sentidos para os atos de cuidar e ensinar no cotidiano da escola. Os dados empíricos resultaram de entrevistas semiestruturadas registradas com gravador digital e submetidas à análise de conteúdo (Bardin, 1991). Elementos de significação indicaram que foi estabelecido um vínculo afetivo e físico entre a estagiária e a criança. A competência afetiva e cognitiva para compreender as necessidades da criança ficou evidente quando declarou que a criança “percebia os movimentos”, síncronos entre elas. Mônica identifica o interesse de Laura pelo modo como ela se movimenta e organiza a sua postura, acompanhando a sua capacidade de focalizar os parceiros, quando estava na roda de crianças. Mônica tenta situar-se entre a intencionalidade de Laura e as possibilidades de ser extensão do corpo da criança e dar voz a sua subjetividade. Há que se considerar que as experiências de estágio constituem momentos vivenciais fundamentais na construção da subjetividade do futuro docente; ao tempo em que coloca em ação saberes e concepções sobre teoria, método e práticas complexas envolvendo o manejo da sala de aula, dos comportamentos das crianças em diferentes ambientes e situações e operacionaliza as referências de cuidar e ensinar associadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15842_TB7578_27102024211029.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ELTON ANDRÉ SIL" "autor_email" => "elton.castro@afogados.ifpe.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114196 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7578 "inscrito_id" => 15842 "titulo" => "OS SENTIDOS DE CUIDAR E ENSINAR NA PRÉ-ESCOLA: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA." "resumo" => "Este trabalho apresenta elementos de significação que estruturam as concepções de cuidar e ensinar a partir da vivência de Mônica, estudante de pedagogia, atuando como acompanhante de Laura matriculada em uma pré-escola da rede pública na periferia da cidade de Maceió, Alagoas. Este estudo foi autorizado por um comitê de ética em pesquisa. A partir do conceito de processos de significação, baseado em Vigotski, focalizamos o modo como a estudante compreende sua atuação na condição de acompanhante de Laura, descortinando sentidos para os atos de cuidar e ensinar no cotidiano da escola. Os dados empíricos resultaram de entrevistas semiestruturadas registradas com gravador digital e submetidas à análise de conteúdo (Bardin, 1991). Elementos de significação indicaram que foi estabelecido um vínculo afetivo e físico entre a estagiária e a criança. A competência afetiva e cognitiva para compreender as necessidades da criança ficou evidente quando declarou que a criança “percebia os movimentos”, síncronos entre elas. Mônica identifica o interesse de Laura pelo modo como ela se movimenta e organiza a sua postura, acompanhando a sua capacidade de focalizar os parceiros, quando estava na roda de crianças. Mônica tenta situar-se entre a intencionalidade de Laura e as possibilidades de ser extensão do corpo da criança e dar voz a sua subjetividade. Há que se considerar que as experiências de estágio constituem momentos vivenciais fundamentais na construção da subjetividade do futuro docente; ao tempo em que coloca em ação saberes e concepções sobre teoria, método e práticas complexas envolvendo o manejo da sala de aula, dos comportamentos das crianças em diferentes ambientes e situações e operacionaliza as referências de cuidar e ensinar associadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15842_TB7578_27102024211029.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ELTON ANDRÉ SIL" "autor_email" => "elton.castro@afogados.ifpe.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }