O ensino de Matemática nas séries iniciais da Educação Básica caracteriza-se pela ludicidade, pela utilização de materiais concretos e por vivências práticas cotidianas que auxiliam na aprendizagem dos estudantes. Motivado por essa premissa, o presente trabalho vem propor a utilização de jogos matemáticos no ensino dos números racionais positivos por meio de suas representações fracionária e decimal. A escolha desse conteúdo se deu pela evidência do baixo desempenho das referidas séries nas avaliações externas do Estado do Ceará. Como estratégia para contribuir no aprendizado, foram propostas atividades lúdicas referenciadas pelos descritores relacionados aos números racionais presentes no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Município de Pacatuba- CE e é caracterizada como qualitativa, por descrever elementos fundantes no percurso metodológico, compreendido nas seguintes etapas: verificar como os(as) professores(as) têm abordado o conteúdo em sala de aula; identificar as dificuldades apresentadas no âmbito escolar acerca da utilização de jogos; propor estratégias com a utilização de jogos para o ensino dos números racionais e avaliar junto aos docentes os desafios e avanços das atividades propostas. Entre os resultados, verificou-se que a utilização de jogos viabiliza a potencialização do aprendizado de conhecimentos matemáticos, bem como proporciona ao corpo docente diferentes possibilidades didáticas de se trabalhar com os números racionais. Dessa forma, observou-se que aliar os conceitos de números racionais da disciplina de Matemática a situações cotidianas via jogos pode contribuir significativamente com a práxis docente e com o rendimento escolar dos estudantes.