O presente trabalho objetiva compartilhar um breve relato de como se dá a gestão educacional da escola do campo intitulada: “Escola Municipal do Campo Miguelina Viegas de Pinho Souza – Sala em Extensão da Comunidade Fazenda Cambará/MT” – ou apenas Escola Cambará - como é chamada comumente pelos moradores da região pantaneira. Também enfatizar a logística do funcionamento da instituição corriqueira, discorrendo acerca da relevante participação ativa e cotidiana da sociedade civil organizada como forma de enriquecimento não só desta, mas de toda e qualquer ação do âmbito educacional. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir acerca da importância de uma gestão escolar participativa nas escolas do/no campo, como um instrumento capaz de garantir transformações sociais voltadas para a construção e fortalecimento da cidadania, inferindo, portanto, significativamente na vida individual e coletiva dos sujeitos envolvidos, direto ou indiretamente, ajudando-os a compreender, desenvolver e aperfeiçoar as responsabilidades que devem ter consigo mesmo, com o outro e com o mundo a sua volta. A Escola Fazenda Cambará, atualmente, oferece a Educação Básica em duas modalidades: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental).