ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES REALIZADAS NA PÓS-GRADUAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114030 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7338 "inscrito_id" => 14191 "titulo" => "ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES REALIZADAS NA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "Introdução: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior assegura o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior. Para tanto, utiliza instrumentos de avaliação com diferentes dimensões e indicadores. A dimensão da organização didático-pedagógica, tem o indicador metodologia como elemento protagonista no ensino. Por sua importância, o Curso de Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde (CACS), no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz adota a oficina pedagógica no ensino-aprendizagem. Esta metodologia possibilita aos estudantes vivenciar situações concretas, significativas, alicerçadas em sentir-pensar-agir, sem deixar de lado as bases teóricas, a troca de saberes, os sentimentos e emoções presentes. As oficinas vestem como luvas as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), porque estas abordagens terapêuticas são pouco conhecidas pelos estudantes e sua vivência pode promover a cultura do autocuidado. Desde a criação do CACS os estudantes mostram-se satisfeitos com a metodologia. Cabe ressaltar que nas diretrizes e normas para oferta dos cursos de especialização, Resolução Nº 1, de 6 de abril de 2018, Conselho Nacional de Educação, não constam procedimentos detalhados para avaliação. Contudo, a avaliação pode produzir processos sociais de conhecimento, compreensão e julgamento de instituições, visando o melhoramento da qualidade, a conscientização dos atores sociais envolvidos no projeto educativo e a efetividade acadêmica e social. Objetivo: esquematizar a elaboração de roteiro avaliativo de oficinas pedagógicas em PICS. Metodologia: Estudo exploratório; revisão bibliográfica de instrumentos de avaliação, para elaboração de roteiro adequado às etapas que compõem as oficinas pedagógicas; seleção dos elementos relevantes à avaliação de oficinas em PICS. Resultados: O estudo apresenta nova estrutura avaliativa para oficinas e justifica a inclusão de quesitos. Conclusão: o roteiro colabora com a cultura avaliativa do CACS. Por abranger diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem, favorece a ampliação da compreensão da relevância do ensino em PICS para produção de conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14191_TB7338_25102024234251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Vanessa Souza" "autor_email" => "vanessasouza@aluno.fiocruz.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114030 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7338 "inscrito_id" => 14191 "titulo" => "ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES REALIZADAS NA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "Introdução: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior assegura o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior. Para tanto, utiliza instrumentos de avaliação com diferentes dimensões e indicadores. A dimensão da organização didático-pedagógica, tem o indicador metodologia como elemento protagonista no ensino. Por sua importância, o Curso de Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde (CACS), no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz adota a oficina pedagógica no ensino-aprendizagem. Esta metodologia possibilita aos estudantes vivenciar situações concretas, significativas, alicerçadas em sentir-pensar-agir, sem deixar de lado as bases teóricas, a troca de saberes, os sentimentos e emoções presentes. As oficinas vestem como luvas as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), porque estas abordagens terapêuticas são pouco conhecidas pelos estudantes e sua vivência pode promover a cultura do autocuidado. Desde a criação do CACS os estudantes mostram-se satisfeitos com a metodologia. Cabe ressaltar que nas diretrizes e normas para oferta dos cursos de especialização, Resolução Nº 1, de 6 de abril de 2018, Conselho Nacional de Educação, não constam procedimentos detalhados para avaliação. Contudo, a avaliação pode produzir processos sociais de conhecimento, compreensão e julgamento de instituições, visando o melhoramento da qualidade, a conscientização dos atores sociais envolvidos no projeto educativo e a efetividade acadêmica e social. Objetivo: esquematizar a elaboração de roteiro avaliativo de oficinas pedagógicas em PICS. Metodologia: Estudo exploratório; revisão bibliográfica de instrumentos de avaliação, para elaboração de roteiro adequado às etapas que compõem as oficinas pedagógicas; seleção dos elementos relevantes à avaliação de oficinas em PICS. Resultados: O estudo apresenta nova estrutura avaliativa para oficinas e justifica a inclusão de quesitos. Conclusão: o roteiro colabora com a cultura avaliativa do CACS. Por abranger diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem, favorece a ampliação da compreensão da relevância do ensino em PICS para produção de conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14191_TB7338_25102024234251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Vanessa Souza" "autor_email" => "vanessasouza@aluno.fiocruz.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }