CONSTRUINDO IDENTIDADES E TRANSFORMANDO REALIDADES: O PAPEL DO PROFESSOR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110432 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2214 "inscrito_id" => 10531 "titulo" => "CONSTRUINDO IDENTIDADES E TRANSFORMANDO REALIDADES: O PAPEL DO PROFESSOR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA." "resumo" => "Este presente trabalho propõe uma reflexão sobre o papel docente na formação e transformação da sociedade. Com base no pensamento idealizado pelo filósofo e educador brasileiro Dermeval Saviani, o estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica de acordo com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Partimos de uma metodologia de análise qualitativa, utilizando pesquisas bibliográficas como fontes de referência. Baseados nas ideias marxistas e na teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, inicialmente discutimos brevemente a teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e definimos os termos "formação", "identidade" e "saberes docentes". Em seguida, apresentamos a práxis pedagógica, ou seja, a articulação da teoria e prática do professor, desde a construção de sua identidade até o trabalho propriamente dito. A pesquisa identificou a formação (inicial e continuada) do professor como fator determinante na promoção do desenvolvimento do educando e na mudança de sua realidade. Os saberes docentes não envolvem apenas o domínio das disciplinas; estes devem ter um caráter reflexivo e intencional, sendo assim, as questões sociais precedem os conteúdos. É necessário compreender que tanto as atuais quanto as antigas conjunturas sociais, econômicas e políticas influenciam na identidade e atuação educativa do professor. A teoria e prática docente devem estar articuladas, buscando, como propósito freiriano, uma educação emancipadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10531_TB2214_26102024072146.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSYCA DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "JÉSSYCA CARDOSO" "autor_email" => "jessyscard@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110432 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2214 "inscrito_id" => 10531 "titulo" => "CONSTRUINDO IDENTIDADES E TRANSFORMANDO REALIDADES: O PAPEL DO PROFESSOR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA." "resumo" => "Este presente trabalho propõe uma reflexão sobre o papel docente na formação e transformação da sociedade. Com base no pensamento idealizado pelo filósofo e educador brasileiro Dermeval Saviani, o estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica de acordo com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Partimos de uma metodologia de análise qualitativa, utilizando pesquisas bibliográficas como fontes de referência. Baseados nas ideias marxistas e na teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, inicialmente discutimos brevemente a teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e definimos os termos "formação", "identidade" e "saberes docentes". Em seguida, apresentamos a práxis pedagógica, ou seja, a articulação da teoria e prática do professor, desde a construção de sua identidade até o trabalho propriamente dito. A pesquisa identificou a formação (inicial e continuada) do professor como fator determinante na promoção do desenvolvimento do educando e na mudança de sua realidade. Os saberes docentes não envolvem apenas o domínio das disciplinas; estes devem ter um caráter reflexivo e intencional, sendo assim, as questões sociais precedem os conteúdos. É necessário compreender que tanto as atuais quanto as antigas conjunturas sociais, econômicas e políticas influenciam na identidade e atuação educativa do professor. A teoria e prática docente devem estar articuladas, buscando, como propósito freiriano, uma educação emancipadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10531_TB2214_26102024072146.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSYCA DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "JÉSSYCA CARDOSO" "autor_email" => "jessyscard@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }