RESUMO Os jogos didáticos são concebidos como ferramentas educacionais que visam tornar o processo de ensino aprendizagem acessível e envolvente para os discentes. Por conterem uma abordagem lúdica e interativa, estimulam a participação ativa dos alunos, promovendo a assimilação de informações de maneira dinâmica e memorável. Compreendendo a importância dos jogos didáticos para aprendizagens em Biologia, o presente trabalho busca analisar a eficácia do jogo “Tabuleiro da Caatinga” para o processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, busca apresentar a aceitação do jogo para aprendizagens sobre o bioma Caatinga; verificar a aprendizagem do conteúdo caatinga após sua utilização e refletir sobre práticas viáveis a aprendizagens ativas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa onde foram utilizados questionário e atividade avaliativa como instrumento de coleta de dados. O jogo foi desenvolvido com o propósito de aprimorar a compreensão dos alunos acerca do bioma Caatinga. O questionário para sondar a satisfação dos alunos quanto à utilização do jogo e a atividade para sondagem das aprendizagens. Após a organização dos dados ocorreu a análise interpretativa em categorias. Desse modo, obteve-se 100% de satisfação quanto à utilização do jogo e quanto a sua indicação para adaptações futuras com outros conteúdos de ensino e 79% de aprendizagem/acerto acerca do conteúdo caatinga após a utilização do tabuleiro. Os resultados obtidos trazem um indicativo sobre a eficácia de abordagens pedagógicas motivadoras de aprendizagem e mobilizadoras da interação aluno e matéria de ensino.