Este artigo pretende apresentar a experiência da ação de extensão Fênix, realizada com o público da EJA. A ação em questão é vinculada ao programa de extensão Unidiversidade, idealizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (GEPPU) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A extensão universitária faz parte do tripé constitutivo da universidade, sendo considerada o elo entre a academia e a comunidade, visto que proporciona o contato com as experiências extra-muros da instituição. A metodologia adotada para a construção deste artigo corresponde ao relato de experiência. Para fundamentar a escrita deste trabalho utilizou-se os estudos de Freire (2014), Andrade (2004), Silva (2000), dentre outros. Partindo disso, foi elaborado a seguinte pergunta: como a utilização de temas geradores contribui para a construção crítico-reflexiva dos alunos desta modalidade de ensino? Diante disso, os resultados da ação extensionista sinalizaram que os sujeitos da referida modalidade, embora esta apresente alguns desafios em sua conjuntura, constroem a partir de suas realidades reflexões críticas e sociais, resultando em um protagonismo estudantil que se estabelece diante da interação entre os alunos, isso através das rodas dialógicas realizadas durante a execução da ação de extensão, que ocasionou também numa maior visibilidade para a modalidade naquela referida instituição escolar. Em síntese, a ação proporcionou um olhar analítico sobre a EJA por parte das integrantes da ação, contribuindo também para a aquisição de conhecimentos, como a inserção de discussões acerca de temas ligados à realidade social das pessoas que compõem essa modalidade educacional.