Este artigo tem como objetivo discutir a inovação na educação em Engenharia a partir da utilização de metodologias que proporcionam ao estudante o papel ativo na aprendizagem. É um diálogo que apresenta experiências de inovação das metodologias em Escolas de Engenharia do Brasil e do mundo, nos contextos histórico e no atual, de modo a apontar a importância fundamentada nas diretrizes que norteiam a formação. Como metodologia, realizou-se uma revisão da literatura e análise documental. Os resultados apontam que diversas Escolas de Engenharia no Brasil e no mundo são exemplos de formação que caminham na direção de proporcionar, além dos conhecimentos técnicos, uma visão abrangente, contextualizada e prática. Isso ocorre a partir da utilização de metodologias que valorizam a participação ativa do estudante como protagonista da aprendizagem. São realidades que precisam, cada vez mais, serem difundidas, com a perspectiva de delinear uma cultura que se oponha à simples certificação burocrática ou com atividades reduzidas à resolução de cálculos para formar um corpo de conhecimento. Proporcionar aos estudantes experiências de aprendizagem que os envolvam no processo de formação é uma forma de atender às diretrizes da área, além de se adequar às demandas da sociedade e do mercado de trabalho na formação dos futuros engenheiros.