O presente artigo é um relato da experiência resultante do Estudo de Caso realizado no Instituto Federal do Ceará, campus Tauá. A pesquisa almejou analisar o processo de escolarização de alunos cegos por meio da utilização da maquete de um boi impresso em 3d, considerando-o material concreto. Portanto ¬alternativa viável para contribuir no processo de ensino para alunos cegos, na disciplina de Processamento de Produtos Agroindustriais, do Curso Integrado de Agropecuária. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a utilização de material concreto nas aulas, a fim de perceber se este recurso auxilia na compreensão dos conteúdos para alunos cegos. Uma das principais motivações para a criação da maquete do boi foi tornar o conteúdo dos tipos de cortes de carne menos ilustrativas para o aluno cego. Compreendemos que a prática docente deve considerar a instituição de ensino como um espaço de integração de todos. Deste modo, a pesquisa indicou que a utilização de material concreto auxiliou a aprendizagem do aluno cego, bem como colaborou com a prática docente, pois foi uma ferramenta importante para ensinar sobre os tipos de cortes das carnes.