O presente artigo apresenta um projeto literário pedagógico que visa explorar habilidades socioemocionais, a partir de variadas vivências literárias. Partindo da ideia de que a literatura infantil deve estar presente na escola com o objetivo de fortalecer a criança e prepará-la para seu desenvolvimento e amadurecimento. É necessário equilibrar as intenções literárias quando apresentada em espaço escolar. Para alcançar essa vivência, são apresentados: o projeto de Literatura e proposta de formação de para professores, visando apresentar esse universo sem restrições para a imaginação, ativar através das histórias infantis, as possibilidades de criticar e mudar o rumo de questões internas e externas às crianças, abrangendo a relação da criança com a literatura na vida infantil. O projeto tem por finalidade integrar as demandas artísticas propostas pelos variados livros explorados, como também, atender a demandas pedagógicas já previstas em base nacional. E para isso, contará com sequências didáticas distribuídas por série e com propostas de 4 (quatro) livros de literatura por cada série, previamente selecionados pela editora adotante das escolas de aplicação. Os direcionamentos são feitos especificamente para os professores do 1º ao 5º ano do Fundamental Anos Iniciais. As propostas serão baseadas nas estratégias de leitura Solé (1998), nas sugestões de vivências literárias, principalmente, de Girotto e Souza (2010). Nas orientações pedagógicas da BNCC, Brasil (2018), guiando as principais habilidades com a leitura e literatura para educação básica e o Casel, como base para a aprendizagem das principais habilidades socioemocionais, direcionadas a partir dos estudos desenvolvidos pelo programa.