Na contemporaneidade, a representação estudantil vem sendo cada vez mais importante no que tange às discussões ligadas aos direitos à educação, bem como no que diz respeito à efetivação da voz dos educandos dentro das instituições de Ensino Superior. Em tempos de greve, no contexto da educação, o movimento paredista propõe debates e mobilizações que interligam pautas estudantis e docentes. Exemplo disso são as várias manifestações que o corpo discente da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) vem organizando durante a atual greve da categoria docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), deflagrada em 04 de abril de 2024. Diante do contexto apresentado, este trabalho objetiva analisar a importância do movimento estudantil e a influência da greve para a formação acadêmica e política dos estudantes da FECLI/UECE que estão participando, de maneira ativa, do movimento grevista, sobretudo refletir sobre o poder da coletividade e da força da voz estudantil sobre decisões governamentais. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, o qual versou sobre a representação estudantil em tempos de greve. O instrumental foi submetido a 10 alunos que participaram do movimento discente. Os sujeitos afirmaram terem participado, com frequência, do movimento grevista e consideraram que é de suma importância e necessário seu engajamento no processo de construção de consciência política e cidadã para sua formação acadêmica. Como forma de contribuição, o movimento grevista, na percepção dos(as) estudantes, vem despertando essa consciência de classe e lutas por direitos e valorização da sua futura profissão. Pode-se afirmar, ainda, que a participação dos(as) graduandos(as) no movimento grevista educacional é essencial para o seu desenvolvimento, impactando diretamente na sua formação profissional e política, tendo em vista que seus interesses estão alinhados à categoria docente, como futuros profissionais da educação.