O estudo em questão visa aprofundar a compreensão da representação da adolescência, conforme percebida pelos próprios adolescentes. Para alcançar esse propósito, fundamenta-se nas teorias de Lev Vygotsky, especificamente sua abordagem histórico-cultural. Essa escolha teórica fornece uma base sólida para explicar como o contexto histórico, social e cultural influencia a construção da identidade adolescente. A metodologia utilizada nesta pesquisa é do tipo qualitativa, buscando entender as percepções e experiências dos adolescentes de forma aprofundada e detalhada. Para isso, produções artísticas livres e relatos verbais de jovens entre 15 e 16 anos residentes em Fortaleza-CE constituem as principais fontes de informação utilizadas. As produções artísticas podem incluir desenhos ou outras formas de expressão criativa que permitam aos adolescentes comunicar suas percepções e sentimentos sobre essa fase da vida. Já os relatos verbais proporcionam um espaço para que os jovens falem diretamente sobre suas experiências, expectativas e desafios durante a adolescência. Pode-se apontar como principal resultado a compreensão comparada entre as diversas percepções da adolescência e a teoria de Vygotsky, uma vez que a análise dos dados coletados a partir dessa abordagem permitiu aos pesquisadores concluir que os aspectos socioculturais de cada comunidade transpassam o desenvolvimento em diferentes fases da vida criando ritos de passagem comuns a pessoas de faixa etária e classe aproximada.