EXPLORANDO A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA NA ÓTICA DE VYGOGTSKY : UM ESTUDO QUALITATIVO EM JOVENS DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112978 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5824 "inscrito_id" => 15175 "titulo" => "EXPLORANDO A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA NA ÓTICA DE VYGOGTSKY : UM ESTUDO QUALITATIVO EM JOVENS DE FORTALEZA" "resumo" => "O estudo em questão visa aprofundar a compreensão da representação da adolescência, conforme percebida pelos próprios adolescentes. Para alcançar esse propósito, fundamenta-se nas teorias de Lev Vygotsky, especificamente sua abordagem histórico-cultural. Essa escolha teórica fornece uma base sólida para explicar como o contexto histórico, social e cultural influencia a construção da identidade adolescente. A metodologia utilizada nesta pesquisa é do tipo qualitativa, buscando entender as percepções e experiências dos adolescentes de forma aprofundada e detalhada. Para isso, produções artísticas livres e relatos verbais de jovens entre 15 e 16 anos residentes em Fortaleza-CE constituem as principais fontes de informação utilizadas. As produções artísticas podem incluir desenhos ou outras formas de expressão criativa que permitam aos adolescentes comunicar suas percepções e sentimentos sobre essa fase da vida. Já os relatos verbais proporcionam um espaço para que os jovens falem diretamente sobre suas experiências, expectativas e desafios durante a adolescência. Pode-se apontar como principal resultado a compreensão comparada entre as diversas percepções da adolescência e a teoria de Vygotsky, uma vez que a análise dos dados coletados a partir dessa abordagem permitiu aos pesquisadores concluir que os aspectos socioculturais de cada comunidade transpassam o desenvolvimento em diferentes fases da vida criando ritos de passagem comuns a pessoas de faixa etária e classe aproximada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15175_TB5824_27102024191426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELA PAIVA" "autor_nome_curto" => "MIRELA" "autor_email" => "miirelapaiva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112978 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5824 "inscrito_id" => 15175 "titulo" => "EXPLORANDO A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA NA ÓTICA DE VYGOGTSKY : UM ESTUDO QUALITATIVO EM JOVENS DE FORTALEZA" "resumo" => "O estudo em questão visa aprofundar a compreensão da representação da adolescência, conforme percebida pelos próprios adolescentes. Para alcançar esse propósito, fundamenta-se nas teorias de Lev Vygotsky, especificamente sua abordagem histórico-cultural. Essa escolha teórica fornece uma base sólida para explicar como o contexto histórico, social e cultural influencia a construção da identidade adolescente. A metodologia utilizada nesta pesquisa é do tipo qualitativa, buscando entender as percepções e experiências dos adolescentes de forma aprofundada e detalhada. Para isso, produções artísticas livres e relatos verbais de jovens entre 15 e 16 anos residentes em Fortaleza-CE constituem as principais fontes de informação utilizadas. As produções artísticas podem incluir desenhos ou outras formas de expressão criativa que permitam aos adolescentes comunicar suas percepções e sentimentos sobre essa fase da vida. Já os relatos verbais proporcionam um espaço para que os jovens falem diretamente sobre suas experiências, expectativas e desafios durante a adolescência. Pode-se apontar como principal resultado a compreensão comparada entre as diversas percepções da adolescência e a teoria de Vygotsky, uma vez que a análise dos dados coletados a partir dessa abordagem permitiu aos pesquisadores concluir que os aspectos socioculturais de cada comunidade transpassam o desenvolvimento em diferentes fases da vida criando ritos de passagem comuns a pessoas de faixa etária e classe aproximada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15175_TB5824_27102024191426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELA PAIVA" "autor_nome_curto" => "MIRELA" "autor_email" => "miirelapaiva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }