A AGROECOLOGIA E A PERMACULTURA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA
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Nesse sentido, buscando debater a problemática ambiental urbana, o presente estudo planejou, executou e avaliou a inserção de práticas agroecológicas e permaculturais em uma escola pública do município de Fortaleza-CE. Trata-se de uma pesquisa ação, com intervenções socioambientais no espaço escolar e participação efetiva no cotidiano dos estudantes. A pesquisa utilizou-se da escuta sensível, da observação direta, da ideia de pesquisador coletivo e de uma forma de trabalho que procura unir prática e ação à teoria. O público alvo foram 38 alunos do 7º ano, com as ações ocorrendo de agosto a novembro. A estratégia de trabalho em sala de aula e fora dela, envolveu o planejamento coletivo das disciplinas de Geografia e Ciências, as quais cruzaram-se os conteúdos para trabalhá-los de forma paralela trocando informações e trazendo a discussão sobre os temas abordados. A prática agroecológica e permacultural na construção de espaços mais sustentáveis se mostrou uma alternativa viável para a construção de saberes. Os espaços escolares revitalizados tornaram-se espaços em que o afeto e a cognição foram resultados de uma relação mutua. Aspectos relacionados à qualidade, ao prazer, à harmonia e a paz entre os seus foram considerados vínculos positivos necessários para a reflexão, valorização, formação e autoestima. Através dessas vivências criativas, os alunos recriaram e experimentaram, à sua maneira, novos espaços estimuladores da aprendizagem. Interatividade, interdisciplinaridade, diálogo, motivação, problematização, contextualização e criticidade foram elementos chave em todos os encontros, partindo de nós professores-pesquisadores, a responsabilidade de facilitá-los. A prática agroecológica e permacultural na construção de espaços mais sustentáveis se mostrou uma alternativa viável para a construção de saberes." 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