O trabalho apresenta resultados de pesquisa na temática de História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul. Apresenta vestígios das contribuições deixadas pela Irmã Eduiges Volkmer, para o ensino de Aritmética em instituições da Ordem Franciscana no Rio Grande do Sul, no início do século XX, com base na história cultural. Possui abordagem qualitativa, por meio de análise documental da Aritmética Elementar Prática – IIª parte – uma coleção de regras, exercícios e problemas compilados pela Irmã Eduigues Volkmer. A obra contém o estudo das quatro operações com números naturais, frações ordinárias e decimais e sistema métrico francês. A autora apresenta definições, procedimentos de cálculo, exemplos, tabuadas, exercícios repetitivos e problemas associados a contextos reais, buscando uma sólida formação em conhecimentos matemáticos práticos e úteis ao público feminino. A obra da Irmã Eduiges Volkmer traz uma proposta de ensino que pretendia educar as gerações de alunas para o desenvolvimento de habilidades com o cálculo aritmético oral e escrito, tanto para o gerenciamento de atividades domésticas, quanto para as atividades profissionais. Dessa forma, a Irmã Eduiges Volkmer deixa um legado para o público feminino, através de sua ação religiosa e educacional em colégios da Ordem das Irmãs Franciscanas, além da edição de um livro de Aritmética para o ensino primário.