O ensino da Literatura é um transmissor de arte e cultura para várias gerações da sociedade brasileira, com a narração de histórias que surgem a partir do imaginário até situações que podem ter sido fruto da realidade de seus criadores. Objetivo deste artigo é relatar o trabalho de pesquisadores da área de literatura e letramento, que ocorreu no projeto de extensão Universidade da Terceira Idade, da Universidade Federal do Pará. Este trabalho está baseado em estudos de autores como Rildo Cosson e Magda Soares, os quais destacam a importância de uma abordagem mais ampla na hora de ensinar sobre a literatura. É importante levar em consideração, não apenas a compreensão que os alunos terão sobre o texto, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas do aluno. O trabalho teve como metodologia o estudo da literatura e seu letramento para o público idoso, com a utilização da oralidade e vivências do leitor, utilizando muito da literatura paraense, como sua história e cultura local. A oralidade e as vivências dos alunos foram imprescindíveis para o andamento das aulas, pois permitiram o conhecimento da cultura paraense através do olhar dos participantes. Ademais, foi apresentado como instrumento de ensino músicas, imagens e a obra como um todo para atrair atenção e interesse do leitor. Por fim, concluímos que é possível utilizar a literatura como prática pedagógica individual na sala de aula como transmissão de saber.