JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVENDO A INCLUSÃO SIGNIFICATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110834 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2751 "inscrito_id" => 9576 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVENDO A INCLUSÃO SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O uso de jogos pedagógicos e atividades lúdicas na educação infantil pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Dessa forma, proporcionar uma educação em matemática mais significativa e prazerosa permite que as crianças se envolvam em atividades que estimulem o pensamento lógico, a criatividade e a resolução de problemas. Este trabalho é um recorte na dissertação: Aprendizagem dos Conceitos Matemáticos Iniciais na Educação Infantil desenvolvida em uma escola da rede pública de Fortaleza/CE que objetiva proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por meio da ludicidade aos estudantes do Infantil III. Na revisão da literatura destacam-se os trabalhos de Biazotto (2014); Kishimoto (2009); Lopes, Grando (2012) que registram as contribuições da educação lúdica na formação da criança e na produção do conhecimento. Registram que a abordagem lúdica e um ambiente problematizador por meio de jogos pedagógicos e do trabalho em grupo pode influenciar positivamente o processo de aprendizagem, incluindo a aprendizagem dos conceitos matemáticos na Educação Infantil. Por tratar-se de um público específico, estudantes de uma turma de Educação Infantil, o delineamento da pesquisa, em desenvolvimento, ocorrerá por meio do estudo de caso, considerando que vai descrever a situação observada e analisada no contexto em que está sendo feita a investigação. As atividades matemáticas, envolvendo jogos pedagógicos estão em fase de desenvolvimento, mas já é possível perceber que há uma maior interação e interesse dos estudantes em participar das atividades. Ademais, elaboram os conceitos matemáticos de forma coletiva, compartilhada e espontânea entre os integrantes, frente aos questionamentos da professora. Por fim, percebe-se que a adoção de práticas pedagógicas que desenvolvem habilidades matemáticas prazerosas e de forma natural na Educação Infantil podem minimizar as dificuldades que alguns estudantes manifestam em relação à matemática no decorrer da vida escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9576_TB2751_28102024215325.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA CARDOSO MARTINS" "autor_nome_curto" => "ROSANA MARTINS" "autor_email" => "crrosana@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110834 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2751 "inscrito_id" => 9576 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVENDO A INCLUSÃO SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O uso de jogos pedagógicos e atividades lúdicas na educação infantil pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Dessa forma, proporcionar uma educação em matemática mais significativa e prazerosa permite que as crianças se envolvam em atividades que estimulem o pensamento lógico, a criatividade e a resolução de problemas. Este trabalho é um recorte na dissertação: Aprendizagem dos Conceitos Matemáticos Iniciais na Educação Infantil desenvolvida em uma escola da rede pública de Fortaleza/CE que objetiva proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por meio da ludicidade aos estudantes do Infantil III. Na revisão da literatura destacam-se os trabalhos de Biazotto (2014); Kishimoto (2009); Lopes, Grando (2012) que registram as contribuições da educação lúdica na formação da criança e na produção do conhecimento. Registram que a abordagem lúdica e um ambiente problematizador por meio de jogos pedagógicos e do trabalho em grupo pode influenciar positivamente o processo de aprendizagem, incluindo a aprendizagem dos conceitos matemáticos na Educação Infantil. Por tratar-se de um público específico, estudantes de uma turma de Educação Infantil, o delineamento da pesquisa, em desenvolvimento, ocorrerá por meio do estudo de caso, considerando que vai descrever a situação observada e analisada no contexto em que está sendo feita a investigação. As atividades matemáticas, envolvendo jogos pedagógicos estão em fase de desenvolvimento, mas já é possível perceber que há uma maior interação e interesse dos estudantes em participar das atividades. Ademais, elaboram os conceitos matemáticos de forma coletiva, compartilhada e espontânea entre os integrantes, frente aos questionamentos da professora. Por fim, percebe-se que a adoção de práticas pedagógicas que desenvolvem habilidades matemáticas prazerosas e de forma natural na Educação Infantil podem minimizar as dificuldades que alguns estudantes manifestam em relação à matemática no decorrer da vida escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9576_TB2751_28102024215325.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA CARDOSO MARTINS" "autor_nome_curto" => "ROSANA MARTINS" "autor_email" => "crrosana@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }