O uso de jogos pedagógicos e atividades lúdicas na educação infantil pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Dessa forma, proporcionar uma educação em matemática mais significativa e prazerosa permite que as crianças se envolvam em atividades que estimulem o pensamento lógico, a criatividade e a resolução de problemas. Este trabalho é um recorte na dissertação: Aprendizagem dos Conceitos Matemáticos Iniciais na Educação Infantil desenvolvida em uma escola da rede pública de Fortaleza/CE que objetiva proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por meio da ludicidade aos estudantes do Infantil III. Na revisão da literatura destacam-se os trabalhos de Biazotto (2014); Kishimoto (2009); Lopes, Grando (2012) que registram as contribuições da educação lúdica na formação da criança e na produção do conhecimento. Registram que a abordagem lúdica e um ambiente problematizador por meio de jogos pedagógicos e do trabalho em grupo pode influenciar positivamente o processo de aprendizagem, incluindo a aprendizagem dos conceitos matemáticos na Educação Infantil. Por tratar-se de um público específico, estudantes de uma turma de Educação Infantil, o delineamento da pesquisa, em desenvolvimento, ocorrerá por meio do estudo de caso, considerando que vai descrever a situação observada e analisada no contexto em que está sendo feita a investigação. As atividades matemáticas, envolvendo jogos pedagógicos estão em fase de desenvolvimento, mas já é possível perceber que há uma maior interação e interesse dos estudantes em participar das atividades. Ademais, elaboram os conceitos matemáticos de forma coletiva, compartilhada e espontânea entre os integrantes, frente aos questionamentos da professora. Por fim, percebe-se que a adoção de práticas pedagógicas que desenvolvem habilidades matemáticas prazerosas e de forma natural na Educação Infantil podem minimizar as dificuldades que alguns estudantes manifestam em relação à matemática no decorrer da vida escolar.