O clima organizacional escolar consiste na percepção coletiva dos educadores acerca da unidade de ensino, sendo o resultado da combinação de um conjunto de fatores: ambientais, políticos, atitudinais e éticos que são praticados diariamente na escola, que influenciam a motivação, a satisfação e o desempenho dos profissionais e da instituição educativa. Atualmente, os professores da educação básica têm enfrentados inúmeras demandas que não se limitam apenas ao fazer pedagógico em sala de aula, mas também são desencadeadas pelas condições e relações de trabalho, como: indisciplina escolar, conflitos interpessoais entre colaboradores, falta de materiais didáticos, excesso de burocracia, bullying e outras, que contribui expressivamente para o adoecimento físico e mental da categoria. Essa realidade educacional também acontece na capital amazonense, por isso foi realizada uma intervenção psicoeducativa em um centro municipal de educação infantil, localizado na zona leste de Manaus, no intuito de criar um clima organizacional acolhedor e saudável aos funcionários da unidade de ensino. Nessa perspectiva foi promovido com frequência o café da manhã compartilhado entre os funcionários, distribuição de lembrança no dia do aniversário do educador, realização de palestras reflexivas e motivacionais, em seguida, as informações obtidas pelo registro etnográfico foram submetidas ao método observacional. Os resultados indicavam que tais estratégias corroboraram para o fortalecimento dos vínculos socioafetivos entre os colaboradores, diminuição dos conflitos interpessoais, cumprimento do prazo para a entrega dos processos burocráticos, melhoria na relação escola-família-comunidade. Portanto, cuidar dos aspectos psicossociais dos educadores impacta significativamente na dinâmica e na qualidade do processo ensino-aprendizagem realizados pelas escolas da rede pública municipal manauara.