VISÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS PRÁTICAS COM LINGUAGEM ORAL, LEITURA E ESCRITA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109711 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1171 "inscrito_id" => 6574 "titulo" => "VISÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS PRÁTICAS COM LINGUAGEM ORAL, LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este trabalho discute uma pesquisa cujo objetivo foi compreender as percepções das professoras da Educação que participaram da formação “Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) - 2021/2022”, no formato à distância, em Juiz de Fora/MG, sobre suas práticas com linguagem oral, leitura e escrita e as condições institucionais em que se dão essas práticas. A abordagem histórico- cultural de Vigotski e a perspectiva dialógico-discursiva de Bakhtin foram as lentes teóricas adotadas. Os dados foram produzidos por meio de um questionário composto de 36 itens. Analisaram-se 13 questões que estavam diretamente relacionadas com os dados sobre as professoras (formação e etapa de atuação), sobre as práticas de linguagem oral, leitura e escrita e sobre as condições institucionais. Das 220 professoras que participaram da formação, 142 responderam ao questionário, das quais 121 atuavam nas creches da rede parceira e 99, em escolas da rede pública. Os resultados revelaram que 85 das respostas foram dadas pelas professoras de creche. Em relação à formação, verificou- se que 110 professoras possuíam Licenciatura em Pedagogia. As práticas de leitura e escrita estavam presentes nas creches e escolas nas formas de contação de histórias, leitura de livros de histórias e contato com situações de escrita. Durante a suspensão das atividades presenciais, as atividades impressas tiveram alta frequência na pré-escola. Já nas creches, as brincadeiras por meio de encontros remotos foram mais f requentes. No que diz respeito ao fato de as professoras considerarem ou não a pressão da escola/famílias em relação à alfabetização, as professoras responderam que a pressão maior aparece na pré-escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6574_TB1171_29022024204939.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLÚCIA CORREA SOARES" "autor_nome_curto" => "MARLÚCIA" "autor_email" => "marluciacorreasoares7@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109711 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1171 "inscrito_id" => 6574 "titulo" => "VISÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS PRÁTICAS COM LINGUAGEM ORAL, LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este trabalho discute uma pesquisa cujo objetivo foi compreender as percepções das professoras da Educação que participaram da formação “Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) - 2021/2022”, no formato à distância, em Juiz de Fora/MG, sobre suas práticas com linguagem oral, leitura e escrita e as condições institucionais em que se dão essas práticas. A abordagem histórico- cultural de Vigotski e a perspectiva dialógico-discursiva de Bakhtin foram as lentes teóricas adotadas. Os dados foram produzidos por meio de um questionário composto de 36 itens. Analisaram-se 13 questões que estavam diretamente relacionadas com os dados sobre as professoras (formação e etapa de atuação), sobre as práticas de linguagem oral, leitura e escrita e sobre as condições institucionais. Das 220 professoras que participaram da formação, 142 responderam ao questionário, das quais 121 atuavam nas creches da rede parceira e 99, em escolas da rede pública. Os resultados revelaram que 85 das respostas foram dadas pelas professoras de creche. Em relação à formação, verificou- se que 110 professoras possuíam Licenciatura em Pedagogia. As práticas de leitura e escrita estavam presentes nas creches e escolas nas formas de contação de histórias, leitura de livros de histórias e contato com situações de escrita. Durante a suspensão das atividades presenciais, as atividades impressas tiveram alta frequência na pré-escola. Já nas creches, as brincadeiras por meio de encontros remotos foram mais f requentes. No que diz respeito ao fato de as professoras considerarem ou não a pressão da escola/famílias em relação à alfabetização, as professoras responderam que a pressão maior aparece na pré-escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6574_TB1171_29022024204939.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLÚCIA CORREA SOARES" "autor_nome_curto" => "MARLÚCIA" "autor_email" => "marluciacorreasoares7@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }