A crescente crise ambiental, a que vem passando o planeta Terra, traz consigo diversas consequências, dentre elas, a perda da biodiversidade pelo uso insustentável dos recursos naturais, assim, um instrumento utilizado para a conservação da biodiversidade é o estabelecimento de áreas protegidas. Entre as categorias de áreas protegidas estão os Parques Nacionais, que no Brasil são denominados unidades de conservação conforme estipula a Lei nº9.985/2000 (SNUC). Os parques são áreas que visam a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Neste contexto, o presente trabalho busca analisar na perspectiva da educação ambiental, os Parque Nacionais presentes no território de Minas Gerais, para tal, foram utilizados os dados contidos nas plataformas oficiais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (CNUC) e do Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe). Conforme CNUC estão registrados com área no território de Minas Gerais 08 (oito) Parques Nacionais e em análise ao Relatório de aplicação do SAMGe, para os objetivos, 01 (um) parque cita a educação e interpretação ambiental; enquanto para o uso da área 05 (cinco) descrevem visitação com objetivo educacional e 02 (dois) a atividade de educação ambiental. Por tanto, pode evidenciar que, apesar de os Parque Nacionais em Minas Gerais utilizarem de sua área para a educação ambiental ainda não incorporaram a mesma com a ênfase necessária em seus objetivos, podendo ser repensada uma gestão que relacione a educação ambiental com integração da comunidade uma ferramenta de preservação do equilíbrio do meio ambiente.