COMPONENTES CURRICULARES DIVERSIFICADOS: EXPERIENCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ELETIVA EDUCAÇÃO, SAÚDE E BEM-ESTAR NA E.E.M.T.I. JOSEFA ALVES BEZERRA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113628 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6786 "inscrito_id" => 16730 "titulo" => "COMPONENTES CURRICULARES DIVERSIFICADOS: EXPERIENCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ELETIVA EDUCAÇÃO, SAÚDE E BEM-ESTAR NA E.E.M.T.I. JOSEFA ALVES BEZERRA" "resumo" => "As marcas da implementação da nova Base Nacional comum curricular (BNCC) já começam a ser sentidas nas práticas educacionais de alguns sistemas no Brasil. Dessa constatação surgiu questionamentos para construção desse estudo e consequentemente a busca por entender, a partir da experiencia com um componente eletivo na E.E.M.T.I. Josefa Alves Bezerra como a rede estadual se aproxima da BNCC e ainda compreender o funcionamento dos componentes diversificados na instituição com uma amostra das práticas educativas desenvolvidas. O foco será a eletiva denominada Educação, saúde e bem-estar desenvolvida em 2021 no período da pandemia com as aulas remotas. O trabalho objetiva pensar as experiências e práticas educativas de pesquisa e construção do conhecimento na eletiva educação saúde e bem-estar e como resultado dessas práticas entender a percepção de uma amostra da comunidade escolar sobre as questões de educação e saúde. Na qualificação do método da pesquisa é presente a intersecção entre o quantitativo e o qualitativo com uso da pesquisa documental e de campo. Os dados foram levantados a partir da aplicação de um questionário online. No processo de elaboração do estudo e na construção da intervenção buscou-se potencializar o uso das metodologias ativas colocando os alunos como protagonistas. Durante as aulas foram usados elementos de gameficação (Kahoot e Wordwall), debates e mídias (documentários e podcast). A pesquisa trouxe dados bem interessantes e que validaram as conversas em aulas sobre como as questões e condicionantes sociais como renda, acesso à cultura, lazer, moradia e alimentação podem influenciar a saúde e a qualidade de vida das pessoas e possibilitou entender como a nova política de educação básica está sendo aplicada na rede de ensino. Ainda como resultado dos dados aferidos e potencializando o caráter de abordagem híbrida os alunos produziram um podcast informativo que foi divulgado junto à comunidade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16730_TB6786_14102024180442.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO KARISSON CHAGAS LIMA" "autor_nome_curto" => "KARISSON LIMA" "autor_email" => "karissonlima@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113628 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6786 "inscrito_id" => 16730 "titulo" => "COMPONENTES CURRICULARES DIVERSIFICADOS: EXPERIENCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ELETIVA EDUCAÇÃO, SAÚDE E BEM-ESTAR NA E.E.M.T.I. JOSEFA ALVES BEZERRA" "resumo" => "As marcas da implementação da nova Base Nacional comum curricular (BNCC) já começam a ser sentidas nas práticas educacionais de alguns sistemas no Brasil. Dessa constatação surgiu questionamentos para construção desse estudo e consequentemente a busca por entender, a partir da experiencia com um componente eletivo na E.E.M.T.I. Josefa Alves Bezerra como a rede estadual se aproxima da BNCC e ainda compreender o funcionamento dos componentes diversificados na instituição com uma amostra das práticas educativas desenvolvidas. O foco será a eletiva denominada Educação, saúde e bem-estar desenvolvida em 2021 no período da pandemia com as aulas remotas. O trabalho objetiva pensar as experiências e práticas educativas de pesquisa e construção do conhecimento na eletiva educação saúde e bem-estar e como resultado dessas práticas entender a percepção de uma amostra da comunidade escolar sobre as questões de educação e saúde. Na qualificação do método da pesquisa é presente a intersecção entre o quantitativo e o qualitativo com uso da pesquisa documental e de campo. Os dados foram levantados a partir da aplicação de um questionário online. No processo de elaboração do estudo e na construção da intervenção buscou-se potencializar o uso das metodologias ativas colocando os alunos como protagonistas. Durante as aulas foram usados elementos de gameficação (Kahoot e Wordwall), debates e mídias (documentários e podcast). A pesquisa trouxe dados bem interessantes e que validaram as conversas em aulas sobre como as questões e condicionantes sociais como renda, acesso à cultura, lazer, moradia e alimentação podem influenciar a saúde e a qualidade de vida das pessoas e possibilitou entender como a nova política de educação básica está sendo aplicada na rede de ensino. Ainda como resultado dos dados aferidos e potencializando o caráter de abordagem híbrida os alunos produziram um podcast informativo que foi divulgado junto à comunidade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16730_TB6786_14102024180442.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO KARISSON CHAGAS LIMA" "autor_nome_curto" => "KARISSON LIMA" "autor_email" => "karissonlima@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }