LÚDICO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO- FERRAMENTAS FACILITADORAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
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Segundo estudos de Filho, Castro e Moreira (2017), a Robótica Educacional (RE) emerge como uma ferramenta lúdica com um potencial de melhorar a relação ensino-aprendizagem, onde o lúdico como uma ferramenta de ensino, possibilita uma aprendizagem dinâmica, uma aproximação do aluno com o professor e uma melhora no raciocínio. (Pinto e Tavares, 2010). A metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica sobre os desafios da utilização de metodologias de ensino diferenciadas, onde buscou a utilização de gamificação e robótica para solucionar essa problemática, que foram aplicados em turmas do segundo, terceiro, quarto e quinto ano no Centro Educacional Bosque do Saber (CEBS), analisando o desempenho dos alunos e a opinião dos profissionais da escola sobre essa metodologia. Essa tecnologia utilizou o aplicativo DoGo Block com matérias robóticos e com audiodescrição. 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