Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TESSITURAS DA ALFABETIZAÇÃO: ENVEREDAMENTOS PERCORRIDOS PELO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109851
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1381
    "inscrito_id" => 2636
    "titulo" => "TESSITURAS DA ALFABETIZAÇÃO: ENVEREDAMENTOS PERCORRIDOS PELO PROFESSOR ALFABETIZADOR"
    "resumo" => "O presente artigo trata de um estudo sobre as tessituras que engloba a criança durante o processo de formação de sua personlidade e os diversos enveredamentos trilhado pelos professores dos anos iniciais que buscam estratégias inovadoras em prol de experiências exitosas no ciclo de alfabetização. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos norteadores que fundamentam as práticas educativas dos docentes que trabalham na educaçao infantil; este trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e colaborativa. Acreditamos e defendemos que o espaço escolar infantil é a paragem primordial onde acontece os conhecimentos basilares que darão sustentabilidade para toda a vida estudantil da criança. Entendemos que o processo de construção da personalidade da criança acontece simultaneamente com a escolarização, por meio das habilidades desenvolvidas no espaço escolar. O ponto culminante desse artigo será refletir sobre o percurso trilhado por professores alfabeizadores durante o processo de escolarização e o desenvolvimento intelectual da criança. Defendemos uma educação infantil consolidada com exatidao e completa. Esta produção está fundamentada nas concepções dos autores: FERREIRO(1996), SOARES(2005), FREIRE(1996), Minayo(1994) e IBIAPINA(2008). A nvestigação deste trabalho indicou que o desenvolvimento do intelecto e a aprendizagem das crianças é um processo lento e continuo que acontece nas diferentes fases e situações em que as crianças estão inseridas. A inovação e aplicabilidade de diferentes estratégias no fazer pedagógico sempre será uma virada de chave no processo identitário da criança que se encontra em desenvolvimento escolar; esse construto é produzido dentro das potencialidades intelectuais de cada criança. O grande desafio dos professores alfabetizadores nesta longa jornada rumo ao mundo letrado será criar situações em que as crianças possam desenvolver suas competências e habilidades através da construção de conhecimentos com autonomia e protagonismo na vida social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2636_TB1381_18102024213014.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "EDMILSON CHAVES"
    "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109851
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1381
    "inscrito_id" => 2636
    "titulo" => "TESSITURAS DA ALFABETIZAÇÃO: ENVEREDAMENTOS PERCORRIDOS PELO PROFESSOR ALFABETIZADOR"
    "resumo" => "O presente artigo trata de um estudo sobre as tessituras que engloba a criança durante o processo de formação de sua personlidade e os diversos enveredamentos trilhado pelos professores dos anos iniciais que buscam estratégias inovadoras em prol de experiências exitosas no ciclo de alfabetização. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos norteadores que fundamentam as práticas educativas dos docentes que trabalham na educaçao infantil; este trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e colaborativa. Acreditamos e defendemos que o espaço escolar infantil é a paragem primordial onde acontece os conhecimentos basilares que darão sustentabilidade para toda a vida estudantil da criança. Entendemos que o processo de construção da personalidade da criança acontece simultaneamente com a escolarização, por meio das habilidades desenvolvidas no espaço escolar. O ponto culminante desse artigo será refletir sobre o percurso trilhado por professores alfabeizadores durante o processo de escolarização e o desenvolvimento intelectual da criança. Defendemos uma educação infantil consolidada com exatidao e completa. Esta produção está fundamentada nas concepções dos autores: FERREIRO(1996), SOARES(2005), FREIRE(1996), Minayo(1994) e IBIAPINA(2008). A nvestigação deste trabalho indicou que o desenvolvimento do intelecto e a aprendizagem das crianças é um processo lento e continuo que acontece nas diferentes fases e situações em que as crianças estão inseridas. A inovação e aplicabilidade de diferentes estratégias no fazer pedagógico sempre será uma virada de chave no processo identitário da criança que se encontra em desenvolvimento escolar; esse construto é produzido dentro das potencialidades intelectuais de cada criança. O grande desafio dos professores alfabetizadores nesta longa jornada rumo ao mundo letrado será criar situações em que as crianças possam desenvolver suas competências e habilidades através da construção de conhecimentos com autonomia e protagonismo na vida social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2636_TB1381_18102024213014.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "EDMILSON CHAVES"
    "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo trata de um estudo sobre as tessituras que engloba a criança durante o processo de formação de sua personlidade e os diversos enveredamentos trilhado pelos professores dos anos iniciais que buscam estratégias inovadoras em prol de experiências exitosas no ciclo de alfabetização. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos norteadores que fundamentam as práticas educativas dos docentes que trabalham na educaçao infantil; este trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e colaborativa. Acreditamos e defendemos que o espaço escolar infantil é a paragem primordial onde acontece os conhecimentos basilares que darão sustentabilidade para toda a vida estudantil da criança. Entendemos que o processo de construção da personalidade da criança acontece simultaneamente com a escolarização, por meio das habilidades desenvolvidas no espaço escolar. O ponto culminante desse artigo será refletir sobre o percurso trilhado por professores alfabeizadores durante o processo de escolarização e o desenvolvimento intelectual da criança. Defendemos uma educação infantil consolidada com exatidao e completa. Esta produção está fundamentada nas concepções dos autores: FERREIRO(1996), SOARES(2005), FREIRE(1996), Minayo(1994) e IBIAPINA(2008). A nvestigação deste trabalho indicou que o desenvolvimento do intelecto e a aprendizagem das crianças é um processo lento e continuo que acontece nas diferentes fases e situações em que as crianças estão inseridas. A inovação e aplicabilidade de diferentes estratégias no fazer pedagógico sempre será uma virada de chave no processo identitário da criança que se encontra em desenvolvimento escolar; esse construto é produzido dentro das potencialidades intelectuais de cada criança. O grande desafio dos professores alfabetizadores nesta longa jornada rumo ao mundo letrado será criar situações em que as crianças possam desenvolver suas competências e habilidades através da construção de conhecimentos com autonomia e protagonismo na vida social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.