TESSITURAS DA ALFABETIZAÇÃO: ENVEREDAMENTOS PERCORRIDOS PELO PROFESSOR ALFABETIZADOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109851 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1381 "inscrito_id" => 2636 "titulo" => "TESSITURAS DA ALFABETIZAÇÃO: ENVEREDAMENTOS PERCORRIDOS PELO PROFESSOR ALFABETIZADOR" "resumo" => "O presente artigo trata de um estudo sobre as tessituras que engloba a criança durante o processo de formação de sua personlidade e os diversos enveredamentos trilhado pelos professores dos anos iniciais que buscam estratégias inovadoras em prol de experiências exitosas no ciclo de alfabetização. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos norteadores que fundamentam as práticas educativas dos docentes que trabalham na educaçao infantil; este trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e colaborativa. Acreditamos e defendemos que o espaço escolar infantil é a paragem primordial onde acontece os conhecimentos basilares que darão sustentabilidade para toda a vida estudantil da criança. Entendemos que o processo de construção da personalidade da criança acontece simultaneamente com a escolarização, por meio das habilidades desenvolvidas no espaço escolar. O ponto culminante desse artigo será refletir sobre o percurso trilhado por professores alfabeizadores durante o processo de escolarização e o desenvolvimento intelectual da criança. Defendemos uma educação infantil consolidada com exatidao e completa. Esta produção está fundamentada nas concepções dos autores: FERREIRO(1996), SOARES(2005), FREIRE(1996), Minayo(1994) e IBIAPINA(2008). A nvestigação deste trabalho indicou que o desenvolvimento do intelecto e a aprendizagem das crianças é um processo lento e continuo que acontece nas diferentes fases e situações em que as crianças estão inseridas. A inovação e aplicabilidade de diferentes estratégias no fazer pedagógico sempre será uma virada de chave no processo identitário da criança que se encontra em desenvolvimento escolar; esse construto é produzido dentro das potencialidades intelectuais de cada criança. O grande desafio dos professores alfabetizadores nesta longa jornada rumo ao mundo letrado será criar situações em que as crianças possam desenvolver suas competências e habilidades através da construção de conhecimentos com autonomia e protagonismo na vida social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2636_TB1381_18102024213014.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES" "autor_nome_curto" => "EDMILSON CHAVES" "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109851 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1381 "inscrito_id" => 2636 "titulo" => "TESSITURAS DA ALFABETIZAÇÃO: ENVEREDAMENTOS PERCORRIDOS PELO PROFESSOR ALFABETIZADOR" "resumo" => "O presente artigo trata de um estudo sobre as tessituras que engloba a criança durante o processo de formação de sua personlidade e os diversos enveredamentos trilhado pelos professores dos anos iniciais que buscam estratégias inovadoras em prol de experiências exitosas no ciclo de alfabetização. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos norteadores que fundamentam as práticas educativas dos docentes que trabalham na educaçao infantil; este trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e colaborativa. Acreditamos e defendemos que o espaço escolar infantil é a paragem primordial onde acontece os conhecimentos basilares que darão sustentabilidade para toda a vida estudantil da criança. Entendemos que o processo de construção da personalidade da criança acontece simultaneamente com a escolarização, por meio das habilidades desenvolvidas no espaço escolar. O ponto culminante desse artigo será refletir sobre o percurso trilhado por professores alfabeizadores durante o processo de escolarização e o desenvolvimento intelectual da criança. Defendemos uma educação infantil consolidada com exatidao e completa. Esta produção está fundamentada nas concepções dos autores: FERREIRO(1996), SOARES(2005), FREIRE(1996), Minayo(1994) e IBIAPINA(2008). A nvestigação deste trabalho indicou que o desenvolvimento do intelecto e a aprendizagem das crianças é um processo lento e continuo que acontece nas diferentes fases e situações em que as crianças estão inseridas. A inovação e aplicabilidade de diferentes estratégias no fazer pedagógico sempre será uma virada de chave no processo identitário da criança que se encontra em desenvolvimento escolar; esse construto é produzido dentro das potencialidades intelectuais de cada criança. O grande desafio dos professores alfabetizadores nesta longa jornada rumo ao mundo letrado será criar situações em que as crianças possam desenvolver suas competências e habilidades através da construção de conhecimentos com autonomia e protagonismo na vida social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2636_TB1381_18102024213014.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES" "autor_nome_curto" => "EDMILSON CHAVES" "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }