O presente artigo trata de um estudo sobre as tessituras que engloba a criança durante o processo de formação de sua personlidade e os diversos enveredamentos trilhado pelos professores dos anos iniciais que buscam estratégias inovadoras em prol de experiências exitosas no ciclo de alfabetização. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos norteadores que fundamentam as práticas educativas dos docentes que trabalham na educaçao infantil; este trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e colaborativa. Acreditamos e defendemos que o espaço escolar infantil é a paragem primordial onde acontece os conhecimentos basilares que darão sustentabilidade para toda a vida estudantil da criança. Entendemos que o processo de construção da personalidade da criança acontece simultaneamente com a escolarização, por meio das habilidades desenvolvidas no espaço escolar. O ponto culminante desse artigo será refletir sobre o percurso trilhado por professores alfabeizadores durante o processo de escolarização e o desenvolvimento intelectual da criança. Defendemos uma educação infantil consolidada com exatidao e completa. Esta produção está fundamentada nas concepções dos autores: FERREIRO(1996), SOARES(2005), FREIRE(1996), Minayo(1994) e IBIAPINA(2008). A nvestigação deste trabalho indicou que o desenvolvimento do intelecto e a aprendizagem das crianças é um processo lento e continuo que acontece nas diferentes fases e situações em que as crianças estão inseridas. A inovação e aplicabilidade de diferentes estratégias no fazer pedagógico sempre será uma virada de chave no processo identitário da criança que se encontra em desenvolvimento escolar; esse construto é produzido dentro das potencialidades intelectuais de cada criança. O grande desafio dos professores alfabetizadores nesta longa jornada rumo ao mundo letrado será criar situações em que as crianças possam desenvolver suas competências e habilidades através da construção de conhecimentos com autonomia e protagonismo na vida social.