Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATOS DOCENTES EM UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RANKING SALA LIMPA DO CLUBE DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111396
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3552
    "inscrito_id" => 8154
    "titulo" => "RELATOS DOCENTES EM UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RANKING SALA LIMPA DO CLUBE DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "A partir da realização de uma ação de educação ambiental com o Clube de Ciências, da Escola Educar Sesc, unidade II (Fortaleza, CE) foi promovida a ação “Ranking Sala Limpa”. Neste relato docente apresentamos como surgiu essa atividade que mobilizou as turmas do Ensino Fundamental II e Médio na promoção do descarte de resíduos sólidos na escola, evidenciando a temática de sustentabilidade de forma interdisciplinar como afirma (Correia et al., 2015). Desse modo, é importante destacar que o Clube de Ciências tem como objetivo pedagógico o desenvolvimento da autonomia, pensamento crítico voltado às questões do cotidiano, sendo corroborada por (BOFF; LIMA; CAON, 2016). A partir de discussões sobre práticas sustentáveis propomos esta ação que ocorreu durante 25/10 a 13/11 do 4º bimestre de 2023. Na metodologia adotamos uma sequência didática com os estudantes do Clube com a produção de materiais de divulgação (panfletos e folders digitais), além da divulgação nas salas, abordando as problemáticas sobre resíduos descartados principalmente nas salas de aula. Posteriormente, o objetivo do “Ranking Sala Limpa” era classificar as turmas que obtiveram a maior pontuação nos seguintes critérios: organização e limpeza das salas. Para a contabilização dos pontos foi exposto um formulário em cada sala e ao final das aulas o professor (a) avaliaria a turma. Nesse contexto, ao final da ação obtivemos resultados significativos, como o engajamento dos discentes, além da promoção do bem-estar sustentável. No aspecto quantitativo, 26 turmas participaram ativamente da campanha, para cada turno 3 turmas alcançaram o pódio dos finalistas e foram beneficiadas com ponto extra em disciplinas nas áreas de linguagens e ciências. Por último, a partir dessa ação coletiva que iniciou com os estudantes do Clube almejamos fomentar estratégias voltadas para a educação ambiental com foco no protagonismo discente e no papel dos professores (as), como agentes mobilizadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8154_TB3552_23042024224540.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELVIRA SILVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Elvira Silva"
    "autor_email" => "elvira22silva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111396
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3552
    "inscrito_id" => 8154
    "titulo" => "RELATOS DOCENTES EM UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RANKING SALA LIMPA DO CLUBE DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "A partir da realização de uma ação de educação ambiental com o Clube de Ciências, da Escola Educar Sesc, unidade II (Fortaleza, CE) foi promovida a ação “Ranking Sala Limpa”. Neste relato docente apresentamos como surgiu essa atividade que mobilizou as turmas do Ensino Fundamental II e Médio na promoção do descarte de resíduos sólidos na escola, evidenciando a temática de sustentabilidade de forma interdisciplinar como afirma (Correia et al., 2015). Desse modo, é importante destacar que o Clube de Ciências tem como objetivo pedagógico o desenvolvimento da autonomia, pensamento crítico voltado às questões do cotidiano, sendo corroborada por (BOFF; LIMA; CAON, 2016). A partir de discussões sobre práticas sustentáveis propomos esta ação que ocorreu durante 25/10 a 13/11 do 4º bimestre de 2023. Na metodologia adotamos uma sequência didática com os estudantes do Clube com a produção de materiais de divulgação (panfletos e folders digitais), além da divulgação nas salas, abordando as problemáticas sobre resíduos descartados principalmente nas salas de aula. Posteriormente, o objetivo do “Ranking Sala Limpa” era classificar as turmas que obtiveram a maior pontuação nos seguintes critérios: organização e limpeza das salas. Para a contabilização dos pontos foi exposto um formulário em cada sala e ao final das aulas o professor (a) avaliaria a turma. Nesse contexto, ao final da ação obtivemos resultados significativos, como o engajamento dos discentes, além da promoção do bem-estar sustentável. No aspecto quantitativo, 26 turmas participaram ativamente da campanha, para cada turno 3 turmas alcançaram o pódio dos finalistas e foram beneficiadas com ponto extra em disciplinas nas áreas de linguagens e ciências. Por último, a partir dessa ação coletiva que iniciou com os estudantes do Clube almejamos fomentar estratégias voltadas para a educação ambiental com foco no protagonismo discente e no papel dos professores (as), como agentes mobilizadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8154_TB3552_23042024224540.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELVIRA SILVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Elvira Silva"
    "autor_email" => "elvira22silva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A partir da realização de uma ação de educação ambiental com o Clube de Ciências, da Escola Educar Sesc, unidade II (Fortaleza, CE) foi promovida a ação “Ranking Sala Limpa”. Neste relato docente apresentamos como surgiu essa atividade que mobilizou as turmas do Ensino Fundamental II e Médio na promoção do descarte de resíduos sólidos na escola, evidenciando a temática de sustentabilidade de forma interdisciplinar como afirma (Correia et al., 2015). Desse modo, é importante destacar que o Clube de Ciências tem como objetivo pedagógico o desenvolvimento da autonomia, pensamento crítico voltado às questões do cotidiano, sendo corroborada por (BOFF; LIMA; CAON, 2016). A partir de discussões sobre práticas sustentáveis propomos esta ação que ocorreu durante 25/10 a 13/11 do 4º bimestre de 2023. Na metodologia adotamos uma sequência didática com os estudantes do Clube com a produção de materiais de divulgação (panfletos e folders digitais), além da divulgação nas salas, abordando as problemáticas sobre resíduos descartados principalmente nas salas de aula. Posteriormente, o objetivo do “Ranking Sala Limpa” era classificar as turmas que obtiveram a maior pontuação nos seguintes critérios: organização e limpeza das salas. Para a contabilização dos pontos foi exposto um formulário em cada sala e ao final das aulas o professor (a) avaliaria a turma. Nesse contexto, ao final da ação obtivemos resultados significativos, como o engajamento dos discentes, além da promoção do bem-estar sustentável. No aspecto quantitativo, 26 turmas participaram ativamente da campanha, para cada turno 3 turmas alcançaram o pódio dos finalistas e foram beneficiadas com ponto extra em disciplinas nas áreas de linguagens e ciências. Por último, a partir dessa ação coletiva que iniciou com os estudantes do Clube almejamos fomentar estratégias voltadas para a educação ambiental com foco no protagonismo discente e no papel dos professores (as), como agentes mobilizadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.