A partir da realização de uma ação de educação ambiental com o Clube de Ciências, da Escola Educar Sesc, unidade II (Fortaleza, CE) foi promovida a ação “Ranking Sala Limpa”. Neste relato docente apresentamos como surgiu essa atividade que mobilizou as turmas do Ensino Fundamental II e Médio na promoção do descarte de resíduos sólidos na escola, evidenciando a temática de sustentabilidade de forma interdisciplinar como afirma (Correia et al., 2015). Desse modo, é importante destacar que o Clube de Ciências tem como objetivo pedagógico o desenvolvimento da autonomia, pensamento crítico voltado às questões do cotidiano, sendo corroborada por (BOFF; LIMA; CAON, 2016). A partir de discussões sobre práticas sustentáveis propomos esta ação que ocorreu durante 25/10 a 13/11 do 4º bimestre de 2023. Na metodologia adotamos uma sequência didática com os estudantes do Clube com a produção de materiais de divulgação (panfletos e folders digitais), além da divulgação nas salas, abordando as problemáticas sobre resíduos descartados principalmente nas salas de aula. Posteriormente, o objetivo do “Ranking Sala Limpa” era classificar as turmas que obtiveram a maior pontuação nos seguintes critérios: organização e limpeza das salas. Para a contabilização dos pontos foi exposto um formulário em cada sala e ao final das aulas o professor (a) avaliaria a turma. Nesse contexto, ao final da ação obtivemos resultados significativos, como o engajamento dos discentes, além da promoção do bem-estar sustentável. No aspecto quantitativo, 26 turmas participaram ativamente da campanha, para cada turno 3 turmas alcançaram o pódio dos finalistas e foram beneficiadas com ponto extra em disciplinas nas áreas de linguagens e ciências. Por último, a partir dessa ação coletiva que iniciou com os estudantes do Clube almejamos fomentar estratégias voltadas para a educação ambiental com foco no protagonismo discente e no papel dos professores (as), como agentes mobilizadores.