OS DILEMAS EXISTENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOM JESUS/PI.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111214 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3286 "inscrito_id" => 11775 "titulo" => "OS DILEMAS EXISTENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOM JESUS/PI." "resumo" => "No contexto da Educação Infantil, é pertinente a discussão acerca dos dilemas e dos desafios no processo educacional. Nesse sentido, apresentamos a seguinte problemática: quais desafios são existentes nas práticas das professoras na Educação Infantil em uma escola pública de Bom Jesus/PI? Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar os desafios existentes nas práticas das professoras da Educação Infantil em uma escola pública de Bom Jesus/PI. E como objetivos específicos: compreender sobre as práticas e os desafios na Educação Infantil e relatar as narrativas das docentes sobre os desafios existentes nas suas práticas com os alunos. Para a fundamentação teórica dessa pesquisa, utilizamos o seguinte referencial: Bauman (2001); Foucault (1999); Bourdieu (1992). Para alcançarmos o objetivo e a problemática específica do trabalho, utilizamos a pesquisa narrativa como base metodológica e para atender essa perspectiva fazemos o uso da abordagem qualitativa, pois é através dela que podemos trazer em forma de dados as vozes das participantes. Nesse sentido, utilizamos como instrumento para obtenção de dados o memorial, que permite aos participantes da pesquisa registrarem, descreverem, refletirem e documentarem diferentes áreas da vida, como a pessoal, acadêmica, profissional, entre outras. Para análise dos dados, utilizamos a análise interpretativa, trazendo os discursos das professoras para dentro do trabalho, com foco nos autores que relatam sobre a temática. Esses referenciais teóricos se entrelaçam para embasar as análises e discussões presentes nesta pesquisa, permitindo uma abordagem abrangente e informada sobre as contradições, práticas e os desafios na Educação Infantil. Diante da pesquisa realizada, os resultados obtidos podem revelar lacunas significativas, como a falta de formação adequada das professoras, a ausência de reconhecimento e valorização de seu trabalho, e a limitada autonomia docente, destacando áreas importantes para intervenção e melhoria no sistema educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11775_TB3286_27102024190748.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE SANTOS LISBOA" "autor_nome_curto" => "GABRIELE" "autor_email" => "gabrielelisboa@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111214 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3286 "inscrito_id" => 11775 "titulo" => "OS DILEMAS EXISTENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOM JESUS/PI." "resumo" => "No contexto da Educação Infantil, é pertinente a discussão acerca dos dilemas e dos desafios no processo educacional. Nesse sentido, apresentamos a seguinte problemática: quais desafios são existentes nas práticas das professoras na Educação Infantil em uma escola pública de Bom Jesus/PI? Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar os desafios existentes nas práticas das professoras da Educação Infantil em uma escola pública de Bom Jesus/PI. E como objetivos específicos: compreender sobre as práticas e os desafios na Educação Infantil e relatar as narrativas das docentes sobre os desafios existentes nas suas práticas com os alunos. Para a fundamentação teórica dessa pesquisa, utilizamos o seguinte referencial: Bauman (2001); Foucault (1999); Bourdieu (1992). Para alcançarmos o objetivo e a problemática específica do trabalho, utilizamos a pesquisa narrativa como base metodológica e para atender essa perspectiva fazemos o uso da abordagem qualitativa, pois é através dela que podemos trazer em forma de dados as vozes das participantes. Nesse sentido, utilizamos como instrumento para obtenção de dados o memorial, que permite aos participantes da pesquisa registrarem, descreverem, refletirem e documentarem diferentes áreas da vida, como a pessoal, acadêmica, profissional, entre outras. Para análise dos dados, utilizamos a análise interpretativa, trazendo os discursos das professoras para dentro do trabalho, com foco nos autores que relatam sobre a temática. Esses referenciais teóricos se entrelaçam para embasar as análises e discussões presentes nesta pesquisa, permitindo uma abordagem abrangente e informada sobre as contradições, práticas e os desafios na Educação Infantil. Diante da pesquisa realizada, os resultados obtidos podem revelar lacunas significativas, como a falta de formação adequada das professoras, a ausência de reconhecimento e valorização de seu trabalho, e a limitada autonomia docente, destacando áreas importantes para intervenção e melhoria no sistema educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11775_TB3286_27102024190748.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE SANTOS LISBOA" "autor_nome_curto" => "GABRIELE" "autor_email" => "gabrielelisboa@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }