No contexto da Educação Infantil, é pertinente a discussão acerca dos dilemas e dos desafios no processo educacional. Nesse sentido, apresentamos a seguinte problemática: quais desafios são existentes nas práticas das professoras na Educação Infantil em uma escola pública de Bom Jesus/PI? Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar os desafios existentes nas práticas das professoras da Educação Infantil em uma escola pública de Bom Jesus/PI. E como objetivos específicos: compreender sobre as práticas e os desafios na Educação Infantil e relatar as narrativas das docentes sobre os desafios existentes nas suas práticas com os alunos. Para a fundamentação teórica dessa pesquisa, utilizamos o seguinte referencial: Bauman (2001); Foucault (1999); Bourdieu (1992). Para alcançarmos o objetivo e a problemática específica do trabalho, utilizamos a pesquisa narrativa como base metodológica e para atender essa perspectiva fazemos o uso da abordagem qualitativa, pois é através dela que podemos trazer em forma de dados as vozes das participantes. Nesse sentido, utilizamos como instrumento para obtenção de dados o memorial, que permite aos participantes da pesquisa registrarem, descreverem, refletirem e documentarem diferentes áreas da vida, como a pessoal, acadêmica, profissional, entre outras. Para análise dos dados, utilizamos a análise interpretativa, trazendo os discursos das professoras para dentro do trabalho, com foco nos autores que relatam sobre a temática. Esses referenciais teóricos se entrelaçam para embasar as análises e discussões presentes nesta pesquisa, permitindo uma abordagem abrangente e informada sobre as contradições, práticas e os desafios na Educação Infantil. Diante da pesquisa realizada, os resultados obtidos podem revelar lacunas significativas, como a falta de formação adequada das professoras, a ausência de reconhecimento e valorização de seu trabalho, e a limitada autonomia docente, destacando áreas importantes para intervenção e melhoria no sistema educacional.