A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS-AM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110757 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2643 "inscrito_id" => 10795 "titulo" => "A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS-AM" "resumo" => "A evolução das tecnologias digitais da informação e comunicação tem transformado a sociedade em diferentes dimensões. E estas mudanças exigem transformações também na área da educação, portanto, surge a necessidade de práticas pedagógicas capazes de oferecer ao fazer pedagógico novas possibilidades, atitudes e tomadas de decisão em sala de aula. O objetivo deste estudo foi compreender competências e habilidades relacionadas ao Sistema Nervoso através do uso de estratégias adaptadas às necessidades dos alunos de uma escola pública de Manaus-Am. Este estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), e realizado na E. E Letício de Campos Dantas, localizada na cidade de Manaus- AM no ano de 2021. O conteúdo programático abordado foi “sistema nervoso” e a metodologia foi dividida em sei fases: exposição, avaliação, análise do desempenho, estratégias adaptadas, desafio e reavaliação. Os resultados obtidos demonstram que os alunos obtiveram maior êxito na avaliação após o uso das estratégias adaptadas às suas necessidades. Foi possível perceber como cada estudante tem sua maneira de aprender e maneiras diferentes de solucionar o mesmo problema. Esta modalidade de ensino mediada por tecnologia além de facilitar a aprendizagem dos estudantes os ajudou a desenvolver o senso crítico na hora de dialogar com seus companheiros. Dessa forma, é possível concluir que o ensino deve levar em consideração as individualidades de cada estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10795_TB2643_30092024183322.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "André Oliveira" "autor_email" => "afdo.mca24@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110757 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2643 "inscrito_id" => 10795 "titulo" => "A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS-AM" "resumo" => "A evolução das tecnologias digitais da informação e comunicação tem transformado a sociedade em diferentes dimensões. E estas mudanças exigem transformações também na área da educação, portanto, surge a necessidade de práticas pedagógicas capazes de oferecer ao fazer pedagógico novas possibilidades, atitudes e tomadas de decisão em sala de aula. O objetivo deste estudo foi compreender competências e habilidades relacionadas ao Sistema Nervoso através do uso de estratégias adaptadas às necessidades dos alunos de uma escola pública de Manaus-Am. Este estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), e realizado na E. E Letício de Campos Dantas, localizada na cidade de Manaus- AM no ano de 2021. O conteúdo programático abordado foi “sistema nervoso” e a metodologia foi dividida em sei fases: exposição, avaliação, análise do desempenho, estratégias adaptadas, desafio e reavaliação. Os resultados obtidos demonstram que os alunos obtiveram maior êxito na avaliação após o uso das estratégias adaptadas às suas necessidades. Foi possível perceber como cada estudante tem sua maneira de aprender e maneiras diferentes de solucionar o mesmo problema. Esta modalidade de ensino mediada por tecnologia além de facilitar a aprendizagem dos estudantes os ajudou a desenvolver o senso crítico na hora de dialogar com seus companheiros. Dessa forma, é possível concluir que o ensino deve levar em consideração as individualidades de cada estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10795_TB2643_30092024183322.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "André Oliveira" "autor_email" => "afdo.mca24@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }