Nos últimos anos, algumas políticas vêm promovendo alterações na educação. Em se tratando especialmente do Ensino Médio, duas delas modificaram o que entendemos como currículo e organização escolar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM). Ambas as políticas foram promulgadas em contexto político similar. O Novo Ensino Médio (NEM), em janeiro de 2017 e a BNCC, em dezembro de 2018. Nesse cenário político permeado por mudanças no campo curricular e da organização educacional, os professores têm seu papel recontextualizado. Partindo desse entendimento, temos as seguintes questões de estudo: O que muda na atuação dos professores de Física e Matemática? Quais são as reconfigurações necessárias em suas atuações? Assim, buscamos analisar neste artigo como as políticas da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio recontextualizam a atividade docente de professores de Física e Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza básica, a fim de compreender qual o contexto de instituição das políticas mencionadas, o que estas estabelecem e que impactos trazem para a atividade docente. As técnicas de coleta de dados incluíram levantamento bibliográfico em artigos acadêmicos e documentos oficiais e entrevista com professores de Física e Matemática, em atuação no Ensino Médio da rede estadual de ensino de municípios do Sul Fluminense. Esperamos com a pesquisa contribuir com o debate sobre as políticas estabelecidas e oferecer um retrato sobre a atividade de docentes do Ensino Médio na atualidade.