BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112263 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4821 "inscrito_id" => 14443 "titulo" => "BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA?" "resumo" => "Nos últimos anos, algumas políticas vêm promovendo alterações na educação. Em se tratando especialmente do Ensino Médio, duas delas modificaram o que entendemos como currículo e organização escolar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM). Ambas as políticas foram promulgadas em contexto político similar. O Novo Ensino Médio (NEM), em janeiro de 2017 e a BNCC, em dezembro de 2018. Nesse cenário político permeado por mudanças no campo curricular e da organização educacional, os professores têm seu papel recontextualizado. Partindo desse entendimento, temos as seguintes questões de estudo: O que muda na atuação dos professores de Física e Matemática? Quais são as reconfigurações necessárias em suas atuações? Assim, buscamos analisar neste artigo como as políticas da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio recontextualizam a atividade docente de professores de Física e Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza básica, a fim de compreender qual o contexto de instituição das políticas mencionadas, o que estas estabelecem e que impactos trazem para a atividade docente. As técnicas de coleta de dados incluíram levantamento bibliográfico em artigos acadêmicos e documentos oficiais e entrevista com professores de Física e Matemática, em atuação no Ensino Médio da rede estadual de ensino de municípios do Sul Fluminense. Esperamos com a pesquisa contribuir com o debate sobre as políticas estabelecidas e oferecer um retrato sobre a atividade de docentes do Ensino Médio na atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14443_TB4821_20102024202937.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA FERNANDES ALVES" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "eduardaferalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112263 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4821 "inscrito_id" => 14443 "titulo" => "BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA?" "resumo" => "Nos últimos anos, algumas políticas vêm promovendo alterações na educação. Em se tratando especialmente do Ensino Médio, duas delas modificaram o que entendemos como currículo e organização escolar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM). Ambas as políticas foram promulgadas em contexto político similar. O Novo Ensino Médio (NEM), em janeiro de 2017 e a BNCC, em dezembro de 2018. Nesse cenário político permeado por mudanças no campo curricular e da organização educacional, os professores têm seu papel recontextualizado. Partindo desse entendimento, temos as seguintes questões de estudo: O que muda na atuação dos professores de Física e Matemática? Quais são as reconfigurações necessárias em suas atuações? Assim, buscamos analisar neste artigo como as políticas da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio recontextualizam a atividade docente de professores de Física e Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza básica, a fim de compreender qual o contexto de instituição das políticas mencionadas, o que estas estabelecem e que impactos trazem para a atividade docente. As técnicas de coleta de dados incluíram levantamento bibliográfico em artigos acadêmicos e documentos oficiais e entrevista com professores de Física e Matemática, em atuação no Ensino Médio da rede estadual de ensino de municípios do Sul Fluminense. Esperamos com a pesquisa contribuir com o debate sobre as políticas estabelecidas e oferecer um retrato sobre a atividade de docentes do Ensino Médio na atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14443_TB4821_20102024202937.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA FERNANDES ALVES" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "eduardaferalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }