EXPLORANDO FUNÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRADA COM QUESTÕES DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113546 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6659 "inscrito_id" => 17364 "titulo" => "EXPLORANDO FUNÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRADA COM QUESTÕES DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM" "resumo" => "Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática integrada, explorando questões de matemática e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no contexto do ensino de funções. Reconhecendo a importância das funções no currículo de matemática do ensino médio e sua relevância para o sucesso dos alunos no ENEM, esta proposta visa desenvolver competências fundamentais nessa área de conhecimento. A sequência didática proposta é elaborada para promover uma compreensão profunda e significativa dos conceitos-chave relacionados a funções, incluindo definições, representações gráficas, tipos de funções, propriedades e aplicações. Por meio de atividades práticas e contextualizadas, os alunos serão guiados a explorar esses conceitos de forma interativa. A integração das questões do ENEM de matemática e suas tecnologias na sequência didática permite aos alunos se familiarizarem com o formato e o estilo das perguntas encontradas na prova nacional. Isso proporciona uma preparação valiosa para o exame, além de desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como análise, interpretação e resolução de problemas. Ao final da proposta, espera-se que os educadores tenham um plano detalhado para implementar a sequência didática em suas aulas, adaptando-a às necessidades específicas de seus alunos. A proposta também oferece uma base sólida para futuras pesquisas e desenvolvimentos no campo do ensino de funções e preparação para o ENEM. Sendo assim, esta proposta de sequência didática representa uma contribuição para o campo do ensino de matemática, ao oferecer uma abordagem que combina teoria, prática e preparação para o ENEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17364_TB6659_20102024122942.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE DAS CHAGAS SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.silva@ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113546 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6659 "inscrito_id" => 17364 "titulo" => "EXPLORANDO FUNÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRADA COM QUESTÕES DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM" "resumo" => "Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática integrada, explorando questões de matemática e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no contexto do ensino de funções. Reconhecendo a importância das funções no currículo de matemática do ensino médio e sua relevância para o sucesso dos alunos no ENEM, esta proposta visa desenvolver competências fundamentais nessa área de conhecimento. A sequência didática proposta é elaborada para promover uma compreensão profunda e significativa dos conceitos-chave relacionados a funções, incluindo definições, representações gráficas, tipos de funções, propriedades e aplicações. Por meio de atividades práticas e contextualizadas, os alunos serão guiados a explorar esses conceitos de forma interativa. A integração das questões do ENEM de matemática e suas tecnologias na sequência didática permite aos alunos se familiarizarem com o formato e o estilo das perguntas encontradas na prova nacional. Isso proporciona uma preparação valiosa para o exame, além de desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como análise, interpretação e resolução de problemas. Ao final da proposta, espera-se que os educadores tenham um plano detalhado para implementar a sequência didática em suas aulas, adaptando-a às necessidades específicas de seus alunos. A proposta também oferece uma base sólida para futuras pesquisas e desenvolvimentos no campo do ensino de funções e preparação para o ENEM. Sendo assim, esta proposta de sequência didática representa uma contribuição para o campo do ensino de matemática, ao oferecer uma abordagem que combina teoria, prática e preparação para o ENEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17364_TB6659_20102024122942.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE DAS CHAGAS SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.silva@ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }