O brincar é adotado como base fundamental para a formação de uma criança por que é no brincar que ela aprende sobre si, os outros e o mundo. Para os teóricos é visto como a parte primordial para o desenvolvimento do aluno. Esse trabalho tem como objetivo compreender a importância do lúdico para o desenvolvimento psíquico da criança como metodologia pedagógica e quais consequências traz para a aprendizagem e de que maneira pode-se desenvolver a prática em sala de aula. O método utilizado para a pesquisa foi o bibliográfico, onde alguns teóricos trazem meios para tornar a prática da ludicidade em algo que as crianças precisam para crescer, e que o brincar e os jogos, são elementos motivacionais para aprender e devem fazer parte do ensino. Como resultado, o lúdico usado como metodologia pedagógica no qual essa prática provoca o desenvolvimento da criança e se conclui que é as circunstâncias fazem com que os alunos passam a entender, conhecer e compreender o mundo, tornando assim a aprendizagem mais significativa e de qualidade, trazendo como consequência o desenvolvimento físico, mental, intelectual, social e criativo. Sendo assim o professor deverá trabalhar com o lúdico para que enriqueçam a experiência educacional dos alunos nas escolas e principalmente na educação infantil.