O artigo aborda o ensino de Sociologia na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministrada no formato semipresencial, no estado do Ceará. O objetivo principal da pesquisa de natureza exploratória foi compreender como está prevista e como se desenvolve a prática do ensino de tal disciplina nessa modalidade. Valeu-se de uma experiência profissional como docente em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) do referido estado, localizado num bairro da periferia de Fortaleza. A atividade letiva se transcorreu durante o período compreendido entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2020. Portanto, trata-se de um contexto prévio à pandemia do Corona vírus (Covid-19). Para tal empreendimento empírico, a coleta de dados fez uso de pesquisa bibliográfica (livros, artigos e dissertações), pesquisa documental (leis, resoluções, pareceres e outros atos normativos e dados oficiais), mas também de escrevicências (a saber, registros docentes de percepções cotidianas ao longo da prática profissional). Já a análise de dados foi eminentemente qualitativa, destinada à organização, à compreensão e à explicação a partir de uma perspectiva docentrada, isto é, centralizada no ponto de vista do professor. Em suma, pôde-se constatar um descompasso entre as expectativas legais previstas nos documentos normativos e as práticas cotidianas efetivamente realizadas no dia-a-dia da escola.