Acompanhar os aspectos socioemocionais dos estudantes da educação básica é crucial para garantir que os alunos se tornem indivíduos capazes de lidar com as emoções, consigam estabelecer relações saudáveis e consigam tomar decisões responsáveis. Nesse sentido, as escolas de tempo integral visam promover não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal e social dos alunos. O Ensino Médio, principalmente na última etapa, é um período crítico de transição para os discentes, que estão se preparando para entrar no ensino superior ou no mercado de trabalho. Desta forma, competências socioemocionais, como resiliência, autoconfiança, gestão de estresse e habilidades de comunicação, são essenciais para a tomada de decisões e adaptação a novas situações. Sendo assim, esta pesquisa teve como justificativa a análise dos aspectos socioemocionais de estudantes da terceira série do Ensino Médio, visando a identificação de fragilidades a serem melhoradas. O trabalho foi desenvolvido no Iema Pleno Vitoria do Mearim, Maranhão, uma escola de Ensino Médio de tempo integral da rede estadual de ensino. Envolveu 35 estudantes da terceira série do Ensino Médio do Itinerário Formativo em Ciências da Saúde, que responderam questionário com 28 questões sobre aspectos socioemocionais, agrupadas em grupos de perguntas com as temáticas de autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento, autonomia e independência, motivação e engajamento, apoio e recursos, perspectivas e aspirações e feedback e reflexão. As respostas foram subjetivas e demonstraram a importância do apoio fornecido pela escola, que pode influenciar na motivação, na autonomia, sociabilidade e cidadania dos discentes. Sendo assim, o cuidado da escola com o socioemocional dos estudantes é uma estratégia vital para assegurar que eles tenham um desenvolvimento holístico, estejam preparados para os desafios futuros e possam se tornar cidadãos conscientes e ativos, beneficiando a sociedade como um todo.