A pesquisa em questão teve como finalidade, descrever aspectos estudados em artigos e trabalhos bibliográficos com o desígnio de documentar a importância entre a união da teoria e prática no ensino de biologia, uma vez que, ambas juntas desempenham papeis complementares quando utilizadas em conjunto, visando analisar a importância de vincular o conteúdo ministrado em aulas teóricas de ciências biológicas com atividades práticas para facilitar o processo de assimilação dos conceitos científicos da área por parte dos estudantes. Tendo em vista que dessa forma, os alunos possam desenvolver melhor a capacidade de aprendizagem de maneira mais autônoma e significativa, ajudando assim na alfabetização científica, bem como, desenvolvendo a autonomia na aquisição de conhecimentos, levando em consideração a abordagem de aulas práticas como produto metodológico para facilitar a integração de conteúdo por parte dos estudantes, justamente a utilização das aulas teóricas que desenvolvem um papel importante no quesito de assimilação. A formulação de informações por meio de conhecimentos incipientes decorrentes da vivência histórico-cultural muitas vezes são descartadas em razão da legitimidade do conhecimento científico, entretanto, o conhecimento empírico pode ter sua importância validada em alguns aspectos, como por exemplo, a utilização da flora como produto de medicamentos alternativos, conforme defende Saviani, sugerindo uma visão que almeja compreender a realidade histórica e social dos indivíduos.