CONTRIBUTOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO DO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DA UFPE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA ARTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114317 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7753 "inscrito_id" => 5894 "titulo" => "CONTRIBUTOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO DO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DA UFPE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA ARTE" "resumo" => "A extensão universitária desempenha um papel crucial na conexão entre a academia e a sociedade, promovendo ações para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento social. Especificamente na área educacional, projetos de extensão desempenham um papel relevante ao abordar questões pedagógicas, culturais e sociais, enriquecendo tanto a comunidade acadêmica quanto a externa. Essas atividades representam um dos pilares da tríade ensino-pesquisa-extensão, permitindo que estudantes e educadores adquiram habilidades e atitudes críticas para trabalhar em parceria com a comunidade. O estudo atual tem como objetivo analisar a contribuição teórica dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Centro Acadêmico de Vitória da UFPE para a formação de professores de educação física e práticas educativas. Através da identificação e investigação desses projetos, foi possível entender as áreas do conhecimento e as necessidades educacionais abordadas, além de aprimorar e expandir o impacto dessas iniciativas na sociedade. A metodologia de pesquisa utilizada é uma análise do estado da arte, de natureza qualitativa, utilizando o banco de dados da coordenação de pesquisa e extensão do CAV como fonte principal de informação. A pesquisa analisará a evolução das ações de extensão voltadas para a educação nos anos de 2021, 2022 e 2023, abrangendo 28 projetos realizados nesse período. Os resultados mostram que a análise dos projetos de extensão voltados para a formação de professores de Educação Física no Brasil revela uma preocupante carência de referências teóricas específicas à Metodologia de Ensino da Educação Física Escolar, com apenas um projeto referenciando tais teorias e 32,14% dos projetos carecendo completamente dessas referências. Entretanto, observa-se uma diversidade de estratégias didáticas nos projetos, abrangendo diferentes perspectivas e abordagens, incluindo comunicação, multimídia e redes sociais. No conjunto, os projetos demonstram um engajamento significativo na formação docente, fundamentado nas temáticas evidenciadas, destacando a importância da integração entre a formação teórica e a prática efetiva para o desenvolvimento profissional dos professores e outros profissionais nas suas áreas de atuação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5894_TB7753_02102024113537.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE FARIAS CABRAL BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIANE BORGES" "autor_email" => "liliane.borges@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114317 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7753 "inscrito_id" => 5894 "titulo" => "CONTRIBUTOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO DO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DA UFPE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA ARTE" "resumo" => "A extensão universitária desempenha um papel crucial na conexão entre a academia e a sociedade, promovendo ações para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento social. Especificamente na área educacional, projetos de extensão desempenham um papel relevante ao abordar questões pedagógicas, culturais e sociais, enriquecendo tanto a comunidade acadêmica quanto a externa. Essas atividades representam um dos pilares da tríade ensino-pesquisa-extensão, permitindo que estudantes e educadores adquiram habilidades e atitudes críticas para trabalhar em parceria com a comunidade. O estudo atual tem como objetivo analisar a contribuição teórica dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Centro Acadêmico de Vitória da UFPE para a formação de professores de educação física e práticas educativas. Através da identificação e investigação desses projetos, foi possível entender as áreas do conhecimento e as necessidades educacionais abordadas, além de aprimorar e expandir o impacto dessas iniciativas na sociedade. A metodologia de pesquisa utilizada é uma análise do estado da arte, de natureza qualitativa, utilizando o banco de dados da coordenação de pesquisa e extensão do CAV como fonte principal de informação. A pesquisa analisará a evolução das ações de extensão voltadas para a educação nos anos de 2021, 2022 e 2023, abrangendo 28 projetos realizados nesse período. Os resultados mostram que a análise dos projetos de extensão voltados para a formação de professores de Educação Física no Brasil revela uma preocupante carência de referências teóricas específicas à Metodologia de Ensino da Educação Física Escolar, com apenas um projeto referenciando tais teorias e 32,14% dos projetos carecendo completamente dessas referências. Entretanto, observa-se uma diversidade de estratégias didáticas nos projetos, abrangendo diferentes perspectivas e abordagens, incluindo comunicação, multimídia e redes sociais. No conjunto, os projetos demonstram um engajamento significativo na formação docente, fundamentado nas temáticas evidenciadas, destacando a importância da integração entre a formação teórica e a prática efetiva para o desenvolvimento profissional dos professores e outros profissionais nas suas áreas de atuação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5894_TB7753_02102024113537.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE FARIAS CABRAL BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIANE BORGES" "autor_email" => "liliane.borges@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }