FERNANDES, Leonardo Gomes et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114673>. Acesso em: 14/11/2024 19:30
O ensino de biologia no ensino médio enfrenta desafios relacionados à complexidade dos conceitos e à diversidade dos temas abordados. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre os temas de biologia que os alunos do ensino médio consideram mais fáceis de compreender. A pesquisa se baseia em estudos publicados em periódicos educacionais nos últimos dez anos, abordando a percepção dos estudantes em relação a diversos tópicos da biologia. A metodologia envolveu a seleção e análise de artigos que discutem a facilidade de compreensão desses temas a partir da perspectiva dos alunos. A partir da análise de estudos recentes, identificamos que temas como ecologia, genética básica e fisiologia humana são frequentemente relatados como de fácil compreensão pelos estudantes. Os resultados indicam que a familiaridade com os exemplos cotidianos, a conexão com o corpo humano e a visualização prática são fatores que facilitam a compreensão desses temas. Os resultados indicam que a simplicidade conceitual, a relevância prática e os recursos didáticos disponíveis são fatores determinantes na percepção de facilidade de aprendizado. Este artigo também discute a importância de adaptar as práticas pedagógicas para promover uma melhor compreensão dos tópicos mais complexos em biologia, utilizando estratégias que possam replicar as características dos temas mais acessíveis.