Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA MAKER E ARTESANATO: UM ENCONTRO ENTRE INOVAÇÃO, TRADIÇÃO E INCLUSÃO - RELATO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109066
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 2964
    "titulo" => "CULTURA MAKER E ARTESANATO: UM ENCONTRO ENTRE INOVAÇÃO, TRADIÇÃO E INCLUSÃO - RELATO DE CASO"
    "resumo" => "Na era de respostas instantâneas a partir de assistentes virtuais e elementos visuais cada vez mais atrativos, é necessário desenvolver propostas de ensino-aprendizagem que estimulem o pensamento crítico do estudante. Este trabalho apresenta um relato das atividades desenvolvidas enquanto participante do programa Ensina Brasil em uma escola de tempo integral na rede estadual do Maranhão. Especificamente, apresentamos um projeto desenvolvido para o componente curricular de pré-itinerário formativo em Ciências Exatas Tecnológicas e da Terra (pré-IF CETT) como parte diversificada do currículo vigente no novo ensino médio. O projeto foi desenvolvido a partir da contextualização dos conhecimentos relacionados à cultura maker e metodologia científica à cultura local do artesanato. O objetivo foi desenvolver objetos de aprendizagem que promovam a inclusão e o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de objetos de estudo dos componentes curriculares de física e artes. Para isso, foram utilizadas metodologias ativas como: sala de aula invertida, construção de mapas mentais, rotação por estações e aprendizagem baseada em projetos. Para além de promover o aprendizado sobre máquinas simples e conceitos físicos sobre dinâmica, foi trabalhada a conscientização ambiental a partir da utilização de materiais recicláveis para a produção dos objetos de aprendizagem. Como resultados, foi possível promover o protagonismo e a educação científica, habilidades essenciais do século XXI. Os estudantes foram direcionados a refletir sobre a cultura maker e suas conexões com o artesanato, bem como ambas podem auxiliar na promoção da inclusão em sala de aula. Ao final do projeto os estudantes, em grupos, construíram modelos de máquinas simples que foram apresentados na feira de ciências para a comunidade escolar. Futuramente, pretende-se desenvolver ferramentas que acompanhem a evolução dos estudantes em conceitos físicos antes e depois do desenvolvimento do projeto, com o objetivo de mensurar de forma quantitativa a evolução das habilidades dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2964_TB297_27102024183606.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA BENDER SEIDENFUSS DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "Ana Neves"
    "autor_email" => "seidenfussbender@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109066
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 2964
    "titulo" => "CULTURA MAKER E ARTESANATO: UM ENCONTRO ENTRE INOVAÇÃO, TRADIÇÃO E INCLUSÃO - RELATO DE CASO"
    "resumo" => "Na era de respostas instantâneas a partir de assistentes virtuais e elementos visuais cada vez mais atrativos, é necessário desenvolver propostas de ensino-aprendizagem que estimulem o pensamento crítico do estudante. Este trabalho apresenta um relato das atividades desenvolvidas enquanto participante do programa Ensina Brasil em uma escola de tempo integral na rede estadual do Maranhão. Especificamente, apresentamos um projeto desenvolvido para o componente curricular de pré-itinerário formativo em Ciências Exatas Tecnológicas e da Terra (pré-IF CETT) como parte diversificada do currículo vigente no novo ensino médio. O projeto foi desenvolvido a partir da contextualização dos conhecimentos relacionados à cultura maker e metodologia científica à cultura local do artesanato. O objetivo foi desenvolver objetos de aprendizagem que promovam a inclusão e o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de objetos de estudo dos componentes curriculares de física e artes. Para isso, foram utilizadas metodologias ativas como: sala de aula invertida, construção de mapas mentais, rotação por estações e aprendizagem baseada em projetos. Para além de promover o aprendizado sobre máquinas simples e conceitos físicos sobre dinâmica, foi trabalhada a conscientização ambiental a partir da utilização de materiais recicláveis para a produção dos objetos de aprendizagem. Como resultados, foi possível promover o protagonismo e a educação científica, habilidades essenciais do século XXI. Os estudantes foram direcionados a refletir sobre a cultura maker e suas conexões com o artesanato, bem como ambas podem auxiliar na promoção da inclusão em sala de aula. Ao final do projeto os estudantes, em grupos, construíram modelos de máquinas simples que foram apresentados na feira de ciências para a comunidade escolar. Futuramente, pretende-se desenvolver ferramentas que acompanhem a evolução dos estudantes em conceitos físicos antes e depois do desenvolvimento do projeto, com o objetivo de mensurar de forma quantitativa a evolução das habilidades dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2964_TB297_27102024183606.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA BENDER SEIDENFUSS DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "Ana Neves"
    "autor_email" => "seidenfussbender@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Na era de respostas instantâneas a partir de assistentes virtuais e elementos visuais cada vez mais atrativos, é necessário desenvolver propostas de ensino-aprendizagem que estimulem o pensamento crítico do estudante. Este trabalho apresenta um relato das atividades desenvolvidas enquanto participante do programa Ensina Brasil em uma escola de tempo integral na rede estadual do Maranhão. Especificamente, apresentamos um projeto desenvolvido para o componente curricular de pré-itinerário formativo em Ciências Exatas Tecnológicas e da Terra (pré-IF CETT) como parte diversificada do currículo vigente no novo ensino médio. O projeto foi desenvolvido a partir da contextualização dos conhecimentos relacionados à cultura maker e metodologia científica à cultura local do artesanato. O objetivo foi desenvolver objetos de aprendizagem que promovam a inclusão e o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de objetos de estudo dos componentes curriculares de física e artes. Para isso, foram utilizadas metodologias ativas como: sala de aula invertida, construção de mapas mentais, rotação por estações e aprendizagem baseada em projetos. Para além de promover o aprendizado sobre máquinas simples e conceitos físicos sobre dinâmica, foi trabalhada a conscientização ambiental a partir da utilização de materiais recicláveis para a produção dos objetos de aprendizagem. Como resultados, foi possível promover o protagonismo e a educação científica, habilidades essenciais do século XXI. Os estudantes foram direcionados a refletir sobre a cultura maker e suas conexões com o artesanato, bem como ambas podem auxiliar na promoção da inclusão em sala de aula. Ao final do projeto os estudantes, em grupos, construíram modelos de máquinas simples que foram apresentados na feira de ciências para a comunidade escolar. Futuramente, pretende-se desenvolver ferramentas que acompanhem a evolução dos estudantes em conceitos físicos antes e depois do desenvolvimento do projeto, com o objetivo de mensurar de forma quantitativa a evolução das habilidades dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.