Na era de respostas instantâneas a partir de assistentes virtuais e elementos visuais cada vez mais atrativos, é necessário desenvolver propostas de ensino-aprendizagem que estimulem o pensamento crítico do estudante. Este trabalho apresenta um relato das atividades desenvolvidas enquanto participante do programa Ensina Brasil em uma escola de tempo integral na rede estadual do Maranhão. Especificamente, apresentamos um projeto desenvolvido para o componente curricular de pré-itinerário formativo em Ciências Exatas Tecnológicas e da Terra (pré-IF CETT) como parte diversificada do currículo vigente no novo ensino médio. O projeto foi desenvolvido a partir da contextualização dos conhecimentos relacionados à cultura maker e metodologia científica à cultura local do artesanato. O objetivo foi desenvolver objetos de aprendizagem que promovam a inclusão e o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de objetos de estudo dos componentes curriculares de física e artes. Para isso, foram utilizadas metodologias ativas como: sala de aula invertida, construção de mapas mentais, rotação por estações e aprendizagem baseada em projetos. Para além de promover o aprendizado sobre máquinas simples e conceitos físicos sobre dinâmica, foi trabalhada a conscientização ambiental a partir da utilização de materiais recicláveis para a produção dos objetos de aprendizagem. Como resultados, foi possível promover o protagonismo e a educação científica, habilidades essenciais do século XXI. Os estudantes foram direcionados a refletir sobre a cultura maker e suas conexões com o artesanato, bem como ambas podem auxiliar na promoção da inclusão em sala de aula. Ao final do projeto os estudantes, em grupos, construíram modelos de máquinas simples que foram apresentados na feira de ciências para a comunidade escolar. Futuramente, pretende-se desenvolver ferramentas que acompanhem a evolução dos estudantes em conceitos físicos antes e depois do desenvolvimento do projeto, com o objetivo de mensurar de forma quantitativa a evolução das habilidades dos estudantes.