O DOCENTE E SUAS GAIOLAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO ESPECÍFICA E A PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111820 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4200 "inscrito_id" => 11885 "titulo" => "O DOCENTE E SUAS GAIOLAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO ESPECÍFICA E A PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR" "resumo" => "No contexto educacional da Educação Básica na contemporaneidade, a incoerência entre a formação específica dos docentes e a atual demanda por práticas transdisciplinares, evidencia uma lacuna significativa entre a formação recebida pelos professores e a realidade da prática em sala de aula. Neste contexto, surge o conceito de "gaiolas", que representa as limitações conceituais e epistemológicas que podem restringir a visão e a ação dos educadores. Em face deste cenário, é relevante descortinar: como as práticas metodológicas transdisciplinares estão sendo implementadas atualmente, levando em consideração a influência das formações específicas dos professores? Partindo do objetivo geral: analisar como a formação específica do docente influencia sua prática pedagógica na adoção de abordagens transdisciplinares. Desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes na adoção de abordagens transdisciplinares; (ii) verificar estratégias e práticas de superação dessas gaiolas na promoção da transdisciplinaridade no ambiente educacional e (iii) analisar o impacto da formação específica do docente na sua disposição e capacidade de superar as gaiolas conceituais e epistemológicas, nas abordagens transdisciplinares. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, de caráter exploratório. O tratamento dos dados se dará a partir: (i) da análise narrativa descritiva, a partir da observação em sala de aula no desenvolvimento de atividades que envolvam a transdisciplinaridade, e (ii) estatística, a partir da aplicação de questionário. Os protagonistas serão os docentes de uma escola de nível médio, da Rede Pública Estadual, situada no município de Barreiras, BA. Esta produção tem o potencial de influenciar positivamente a prática educacional, além de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, ao oferecer novos insights sobre a interação entre formação docente, prática pedagógica e transdisciplinaridade. Temática especialmente relevante considerando a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11885_TB4200_07102024194008.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111820 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4200 "inscrito_id" => 11885 "titulo" => "O DOCENTE E SUAS GAIOLAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO ESPECÍFICA E A PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR" "resumo" => "No contexto educacional da Educação Básica na contemporaneidade, a incoerência entre a formação específica dos docentes e a atual demanda por práticas transdisciplinares, evidencia uma lacuna significativa entre a formação recebida pelos professores e a realidade da prática em sala de aula. Neste contexto, surge o conceito de "gaiolas", que representa as limitações conceituais e epistemológicas que podem restringir a visão e a ação dos educadores. Em face deste cenário, é relevante descortinar: como as práticas metodológicas transdisciplinares estão sendo implementadas atualmente, levando em consideração a influência das formações específicas dos professores? Partindo do objetivo geral: analisar como a formação específica do docente influencia sua prática pedagógica na adoção de abordagens transdisciplinares. Desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes na adoção de abordagens transdisciplinares; (ii) verificar estratégias e práticas de superação dessas gaiolas na promoção da transdisciplinaridade no ambiente educacional e (iii) analisar o impacto da formação específica do docente na sua disposição e capacidade de superar as gaiolas conceituais e epistemológicas, nas abordagens transdisciplinares. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, de caráter exploratório. O tratamento dos dados se dará a partir: (i) da análise narrativa descritiva, a partir da observação em sala de aula no desenvolvimento de atividades que envolvam a transdisciplinaridade, e (ii) estatística, a partir da aplicação de questionário. Os protagonistas serão os docentes de uma escola de nível médio, da Rede Pública Estadual, situada no município de Barreiras, BA. Esta produção tem o potencial de influenciar positivamente a prática educacional, além de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, ao oferecer novos insights sobre a interação entre formação docente, prática pedagógica e transdisciplinaridade. Temática especialmente relevante considerando a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11885_TB4200_07102024194008.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }