No contexto educacional da Educação Básica na contemporaneidade, a incoerência entre a formação específica dos docentes e a atual demanda por práticas transdisciplinares, evidencia uma lacuna significativa entre a formação recebida pelos professores e a realidade da prática em sala de aula. Neste contexto, surge o conceito de "gaiolas", que representa as limitações conceituais e epistemológicas que podem restringir a visão e a ação dos educadores. Em face deste cenário, é relevante descortinar: como as práticas metodológicas transdisciplinares estão sendo implementadas atualmente, levando em consideração a influência das formações específicas dos professores? Partindo do objetivo geral: analisar como a formação específica do docente influencia sua prática pedagógica na adoção de abordagens transdisciplinares. Desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes na adoção de abordagens transdisciplinares; (ii) verificar estratégias e práticas de superação dessas gaiolas na promoção da transdisciplinaridade no ambiente educacional e (iii) analisar o impacto da formação específica do docente na sua disposição e capacidade de superar as gaiolas conceituais e epistemológicas, nas abordagens transdisciplinares. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, de caráter exploratório. O tratamento dos dados se dará a partir: (i) da análise narrativa descritiva, a partir da observação em sala de aula no desenvolvimento de atividades que envolvam a transdisciplinaridade, e (ii) estatística, a partir da aplicação de questionário. Os protagonistas serão os docentes de uma escola de nível médio, da Rede Pública Estadual, situada no município de Barreiras, BA. Esta produção tem o potencial de influenciar positivamente a prática educacional, além de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, ao oferecer novos insights sobre a interação entre formação docente, prática pedagógica e transdisciplinaridade. Temática especialmente relevante considerando a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.