Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DOCENTE E SUAS GAIOLAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO ESPECÍFICA E A PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111820
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4200
    "inscrito_id" => 11885
    "titulo" => "O DOCENTE E SUAS GAIOLAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO ESPECÍFICA E A PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR"
    "resumo" => "No contexto educacional da Educação Básica na contemporaneidade, a incoerência entre a formação específica dos docentes e a atual demanda por práticas transdisciplinares, evidencia uma lacuna significativa entre a formação recebida pelos professores e a realidade da prática em sala de aula. Neste contexto, surge o conceito de "gaiolas", que representa as limitações conceituais e epistemológicas que podem restringir a visão e a ação dos educadores. Em face deste cenário, é relevante descortinar: como as práticas metodológicas transdisciplinares estão sendo implementadas atualmente, levando em consideração a influência das formações específicas dos professores? Partindo do objetivo geral: analisar como a formação específica do docente influencia sua prática pedagógica na adoção de abordagens transdisciplinares. Desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes na adoção de abordagens transdisciplinares; (ii) verificar estratégias e práticas de superação dessas gaiolas na promoção da transdisciplinaridade no ambiente educacional e (iii) analisar o impacto da formação específica do docente na sua disposição e capacidade de superar as gaiolas conceituais e epistemológicas, nas abordagens transdisciplinares. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, de caráter exploratório. O tratamento dos dados se dará a partir: (i) da análise narrativa descritiva, a partir da observação em sala de aula no desenvolvimento de atividades que envolvam a transdisciplinaridade, e (ii) estatística, a partir da aplicação de questionário. Os protagonistas serão os docentes de uma escola de nível médio, da Rede Pública Estadual, situada no município de Barreiras, BA. Esta produção tem o potencial de influenciar positivamente a prática educacional, além de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, ao oferecer novos insights sobre a interação entre formação docente, prática pedagógica e transdisciplinaridade. Temática especialmente relevante considerando a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11885_TB4200_07102024194008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111820
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4200
    "inscrito_id" => 11885
    "titulo" => "O DOCENTE E SUAS GAIOLAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO ESPECÍFICA E A PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR"
    "resumo" => "No contexto educacional da Educação Básica na contemporaneidade, a incoerência entre a formação específica dos docentes e a atual demanda por práticas transdisciplinares, evidencia uma lacuna significativa entre a formação recebida pelos professores e a realidade da prática em sala de aula. Neste contexto, surge o conceito de "gaiolas", que representa as limitações conceituais e epistemológicas que podem restringir a visão e a ação dos educadores. Em face deste cenário, é relevante descortinar: como as práticas metodológicas transdisciplinares estão sendo implementadas atualmente, levando em consideração a influência das formações específicas dos professores? Partindo do objetivo geral: analisar como a formação específica do docente influencia sua prática pedagógica na adoção de abordagens transdisciplinares. Desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes na adoção de abordagens transdisciplinares; (ii) verificar estratégias e práticas de superação dessas gaiolas na promoção da transdisciplinaridade no ambiente educacional e (iii) analisar o impacto da formação específica do docente na sua disposição e capacidade de superar as gaiolas conceituais e epistemológicas, nas abordagens transdisciplinares. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, de caráter exploratório. O tratamento dos dados se dará a partir: (i) da análise narrativa descritiva, a partir da observação em sala de aula no desenvolvimento de atividades que envolvam a transdisciplinaridade, e (ii) estatística, a partir da aplicação de questionário. Os protagonistas serão os docentes de uma escola de nível médio, da Rede Pública Estadual, situada no município de Barreiras, BA. Esta produção tem o potencial de influenciar positivamente a prática educacional, além de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, ao oferecer novos insights sobre a interação entre formação docente, prática pedagógica e transdisciplinaridade. Temática especialmente relevante considerando a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11885_TB4200_07102024194008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto educacional da Educação Básica na contemporaneidade, a incoerência entre a formação específica dos docentes e a atual demanda por práticas transdisciplinares, evidencia uma lacuna significativa entre a formação recebida pelos professores e a realidade da prática em sala de aula. Neste contexto, surge o conceito de "gaiolas", que representa as limitações conceituais e epistemológicas que podem restringir a visão e a ação dos educadores. Em face deste cenário, é relevante descortinar: como as práticas metodológicas transdisciplinares estão sendo implementadas atualmente, levando em consideração a influência das formações específicas dos professores? Partindo do objetivo geral: analisar como a formação específica do docente influencia sua prática pedagógica na adoção de abordagens transdisciplinares. Desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes na adoção de abordagens transdisciplinares; (ii) verificar estratégias e práticas de superação dessas gaiolas na promoção da transdisciplinaridade no ambiente educacional e (iii) analisar o impacto da formação específica do docente na sua disposição e capacidade de superar as gaiolas conceituais e epistemológicas, nas abordagens transdisciplinares. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, de caráter exploratório. O tratamento dos dados se dará a partir: (i) da análise narrativa descritiva, a partir da observação em sala de aula no desenvolvimento de atividades que envolvam a transdisciplinaridade, e (ii) estatística, a partir da aplicação de questionário. Os protagonistas serão os docentes de uma escola de nível médio, da Rede Pública Estadual, situada no município de Barreiras, BA. Esta produção tem o potencial de influenciar positivamente a prática educacional, além de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, ao oferecer novos insights sobre a interação entre formação docente, prática pedagógica e transdisciplinaridade. Temática especialmente relevante considerando a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.