Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADA EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112842
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5643
    "inscrito_id" => 7580
    "titulo" => ""A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADA EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA""
    "resumo" => "O presente trabalho traz um relato de experiência a partir da vivência do Estágio Supervisionado em Docência III, realizado em uma Unidade Educacional Especializada (UEES) na cidade de Belém do Pará, atendendo uma grande demanda de alunos com Deficiência Intelectual (DI) entre outras demandas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Estágio foi desenvolvido no período de três meses pelos discentes em uma turma da EJAI no contexto da educação inclusiva. O presente estudo está alinhado às ideias de Scalabrin e Molinari (2013), que discutem sobre a prática de estágio e de Neto et al., (2018), que refletem sobre a educação inclusiva. A vivência teve como finalidade desenvolver atividades pedagógicas, na perspectiva de uma visão interdisciplinar, aprendidas no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Como metodologia, utilizamos pesquisa qualitativa, fazendo uso dos registros em diários de bordo e com reuniões semanais de planejamento com a regente da sala e reuniões onlines com a docente supervisora de estágio, no desenvolvimento elaboramos a regência executada que se constituiu em um jogo da memória com as imagens de alimentos saudáveis . Nos resultados deste texto, considerando essa prática pedagógica com o objetivo alcançado, com a participação e interação dos alunos-professores, percebeu-se que os alunos se mostraram envolvidos e conforme suas habilidades puderam compreender os conteúdos de ciência que foram trabalhados na regência. Portanto, buscamos relatar neste trabalho, a reflexão e a importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores para que aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e discutir as parcerias com professores e a equipe de uma unidade de referência em ensino da educação inclusiva, refletindo acerca do que se faz necessário para compor o planejamento, produção e a realização de uma atividade que trabalhe de forma transversal conteúdos de ciência entre outras disciplinas de forma interdisciplinar no qual teve como tema central a Alimentação Saudável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7580_TB5643_22102024125034.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Ana Cláudia da"
    "autor_email" => "nascimento.annaclaudia@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112842
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5643
    "inscrito_id" => 7580
    "titulo" => ""A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADA EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA""
    "resumo" => "O presente trabalho traz um relato de experiência a partir da vivência do Estágio Supervisionado em Docência III, realizado em uma Unidade Educacional Especializada (UEES) na cidade de Belém do Pará, atendendo uma grande demanda de alunos com Deficiência Intelectual (DI) entre outras demandas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Estágio foi desenvolvido no período de três meses pelos discentes em uma turma da EJAI no contexto da educação inclusiva. O presente estudo está alinhado às ideias de Scalabrin e Molinari (2013), que discutem sobre a prática de estágio e de Neto et al., (2018), que refletem sobre a educação inclusiva. A vivência teve como finalidade desenvolver atividades pedagógicas, na perspectiva de uma visão interdisciplinar, aprendidas no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Como metodologia, utilizamos pesquisa qualitativa, fazendo uso dos registros em diários de bordo e com reuniões semanais de planejamento com a regente da sala e reuniões onlines com a docente supervisora de estágio, no desenvolvimento elaboramos a regência executada que se constituiu em um jogo da memória com as imagens de alimentos saudáveis . Nos resultados deste texto, considerando essa prática pedagógica com o objetivo alcançado, com a participação e interação dos alunos-professores, percebeu-se que os alunos se mostraram envolvidos e conforme suas habilidades puderam compreender os conteúdos de ciência que foram trabalhados na regência. Portanto, buscamos relatar neste trabalho, a reflexão e a importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores para que aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e discutir as parcerias com professores e a equipe de uma unidade de referência em ensino da educação inclusiva, refletindo acerca do que se faz necessário para compor o planejamento, produção e a realização de uma atividade que trabalhe de forma transversal conteúdos de ciência entre outras disciplinas de forma interdisciplinar no qual teve como tema central a Alimentação Saudável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7580_TB5643_22102024125034.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Ana Cláudia da"
    "autor_email" => "nascimento.annaclaudia@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho traz um relato de experiência a partir da vivência do Estágio Supervisionado em Docência III, realizado em uma Unidade Educacional Especializada (UEES) na cidade de Belém do Pará, atendendo uma grande demanda de alunos com Deficiência Intelectual (DI) entre outras demandas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Estágio foi desenvolvido no período de três meses pelos discentes em uma turma da EJAI no contexto da educação inclusiva. O presente estudo está alinhado às ideias de Scalabrin e Molinari (2013), que discutem sobre a prática de estágio e de Neto et al., (2018), que refletem sobre a educação inclusiva. A vivência teve como finalidade desenvolver atividades pedagógicas, na perspectiva de uma visão interdisciplinar, aprendidas no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Como metodologia, utilizamos pesquisa qualitativa, fazendo uso dos registros em diários de bordo e com reuniões semanais de planejamento com a regente da sala e reuniões onlines com a docente supervisora de estágio, no desenvolvimento elaboramos a regência executada que se constituiu em um jogo da memória com as imagens de alimentos saudáveis . Nos resultados deste texto, considerando essa prática pedagógica com o objetivo alcançado, com a participação e interação dos alunos-professores, percebeu-se que os alunos se mostraram envolvidos e conforme suas habilidades puderam compreender os conteúdos de ciência que foram trabalhados na regência. Portanto, buscamos relatar neste trabalho, a reflexão e a importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores para que aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e discutir as parcerias com professores e a equipe de uma unidade de referência em ensino da educação inclusiva, refletindo acerca do que se faz necessário para compor o planejamento, produção e a realização de uma atividade que trabalhe de forma transversal conteúdos de ciência entre outras disciplinas de forma interdisciplinar no qual teve como tema central a Alimentação Saudável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.