Neste trabalho, o objetivo geral foi investigar quais políticas públicas impactaram o Ensino Médio, sobretudo após a promulgação da Lei nº 13.415, no ano de 2018, que reformou esse segmento da educação básica, buscando proporcionar uma formação integral e flexível aos estudantes do ensino médio, preparando-os melhor para o mercado de trabalho ou ensino superior, buscando oferecer uma educação personalizada com a possibilidade de os estudantes escolherem os itinerários formativos de acordo com os seus interesses e aptidões (foco em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica e/ou profissional), visando reduzir ainda a evasão escolar e melhorar a qualidade da educação oferecida. Embora o novo ensino médio tenha sido proposto com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e adequar o currículo às necessidades dos estudantes, ele tem sido alvo de críticas. Segundo estudos, que são citados no decorrer desse trabalho, o novo modelo pode aprofundar as desigualdades educacionais, uma vez que nem todas as escolas possuem estrutura adequada para oferecer os diferentes itinerários formativos ou atividade extracurriculares, resultando em uma educação de qualidade variável a depender da região ou da condição socioeconômica dos estudantes. Buscamos responder, nessa pesquisa, à seguinte pergunta: As políticas públicas são necessárias para prover avanços no ensino médio? Para tanto, delinearemos aspectos relevantes sobre esse segmento da educação básica, abordando algumas políticas públicas, quais são os responsáveis por sua implementação, execução e monitoramento, sobretudo na escola pública. Analisamos ainda, por meio de análise de entrevista de atores envolvidos no ensino médio, e da pesquisa de campo, como as políticas públicas impactam na vida acadêmica desses estudantes. Constatamos que sem as políticas públicas, o ensino médio seria ainda mais deficitário, tanto em qualidade quanto em quantidade. Foi possível constatar ainda, que apesar de avanços, muitas políticas são necessárias para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes da última fase da educação básica.