MENEZES, Yasmin Cunha De. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110898>. Acesso em: 14/11/2024 13:30
Na esteira dos saberes epistemológicos diversas são as formas de teorizar o conhecimento. Algumas empreendem noções de tempo e espaço que subvertem o cânone ocidental colonialista, como: os saberes das escolas de samba nas periferias urbanas. Em vista disso, o trabalho tem como objetivo observar como as escolas de samba de Duque de Caxias-RJ - instituições de organização fundamental e originalmente negra como os terreiros e quilombos - constituíram/constituem processos educativos a partir de outras epistemologias e seus sujeitos no território. Em termos teóricos, o pensamento social negro-brasileiro e a teoria decolonial se fazem fundamentais. Em termos metodológicos, foram feitas revisão bibliográfica, por meio de referências que versam sobre o tema; análise de fontes, como revistas eletrônicas e jornais; e observação participante, por meio da inserção da autora na agremiação Acadêmicos do Grande Rio. Por fim, os achados desta pesquisa possibilitam evidenciar e dar continuidade aos conhecimentos formativos dos sujeitos de maneira histórica e socialmente referenciada, produzidos pelas instituições de primeira ordem carnavalesca numa região pouco conhecida por isso. Embora tenham sido identificadas limitações bibliográficas para o recorte da delimitação temática do trabalho, as fontes e inserção comunitária da autora se apresentam como valorosos recursos para o alcance do objetivo do mesmo.