A Educação Ambiental (EA), cuja gênese ocorreu na segunda metade do Século XX, foi, gradativamente, inserida nas normas internacionais e nas normas nacionais, passando, portanto, a ser tema necessário nas pautas ambientais e nas políticas públicas educacionais. A Constituição Federal de 1988, por exemplo, incumbiu o Poder Público de promovê-la em todos os níveis de ensino (art. 225, §1º, inciso VI), devendo, por outro lado, observar as normas aplicáveis, em especial aquelas previstas na Lei nº 9.795/1999 (Política Nacional de Educação Ambiental) e na Resolução CNE/CP nº 2/2012 do MEC (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental). Diante dessa realidade, a presente pesquisa, teve como objetivo, demonstrar como os projetos de extensão podem servir como instrumentos para a inserção da EA no Curso de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Vitória da Conquista. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica com análise documental. A revisão bibliográfica foi necessária para investigar os fundamentos teóricos da EA e, outrossim, para investigar o método aplicável (inter/transdisciplinar e transversal), enquanto a análise documental foi indispensável para analisar o teor da legislação brasileira aplicável ao tema. Por fim, a pesquisa reconheceu a relevância de projetos de extensão para as práticas inter/transdisciplinares e transversais no ambiente escolar e, por corolário, para favorecer a inserção da EA em todos os níveis de ensino, o que abrange o Curso de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Vitória da Conquista.