ESCAPE ROOM EDUCACIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM INOVADORA PARA FISIOTERAPEUTAS PÓS-GRADUADOS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114405 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7891 "inscrito_id" => 16903 "titulo" => "ESCAPE ROOM EDUCACIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM INOVADORA PARA FISIOTERAPEUTAS PÓS-GRADUADOS." "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a implementação de uma atividade de escape room educacional para fisioterapeutas pós-graduados, com o objetivo de aprimorar o aprendizado sobre mobilização precoce em terapia intensiva. A atividade utilizou o software Genially Education para criar um ambiente virtual, onde os participantes, divididos em subgrupos, resolveram enigmas relacionados ao tema e objetivou desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas para "escapar" da sala em um tempo limitado. O grau de satisfação e engajamento dos participantes foi medido através de um questionário baseado na escala de Likert e no NPS. A análise dos resultados mostrou que o escape room foi eficaz em engajar os participantes e promover uma aprendizagem ativa. Os fisioterapeutas demonstraram um alto nível de motivação e envolvimento, o que facilitou a retenção de conhecimento (89,6% confirmaram ter sido o treinamento relevante para seu desenvolvimento profissional). O engajamento ao longo da atividade atingiu uma percepção positiva em 94,8% dos participantes. A atividade também destacou a importância do trabalho em equipe e da comunicação, habilidades essenciais na prática clínica. Contudo, alguns desafios foram observados, como a gestão do tempo e a divisão de tarefas, apontando para a necessidade de práticas adicionais para aperfeiçoar essas competências. As percepções dos participantes foram avaliadas por meio de um questionário baseado na escala de Likert, indicando uma experiência positiva e sugerindo melhorias para futuras atividades. O escape room educacional tem se mostrado como uma metodologia ativa eficaz na educação em saúde, capaz de transformar a teoria em prática de maneira envolvente e prática. Esta experiência sugere que a continuidade e o desenvolvimento de metodologias inovadoras são essenciais para preparar melhor os profissionais da saúde para os desafios contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16903_TB7891_30092024120811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "rodriguestalita79@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN (FICSAE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114405 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7891 "inscrito_id" => 16903 "titulo" => "ESCAPE ROOM EDUCACIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM INOVADORA PARA FISIOTERAPEUTAS PÓS-GRADUADOS." "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a implementação de uma atividade de escape room educacional para fisioterapeutas pós-graduados, com o objetivo de aprimorar o aprendizado sobre mobilização precoce em terapia intensiva. A atividade utilizou o software Genially Education para criar um ambiente virtual, onde os participantes, divididos em subgrupos, resolveram enigmas relacionados ao tema e objetivou desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas para "escapar" da sala em um tempo limitado. O grau de satisfação e engajamento dos participantes foi medido através de um questionário baseado na escala de Likert e no NPS. A análise dos resultados mostrou que o escape room foi eficaz em engajar os participantes e promover uma aprendizagem ativa. Os fisioterapeutas demonstraram um alto nível de motivação e envolvimento, o que facilitou a retenção de conhecimento (89,6% confirmaram ter sido o treinamento relevante para seu desenvolvimento profissional). O engajamento ao longo da atividade atingiu uma percepção positiva em 94,8% dos participantes. A atividade também destacou a importância do trabalho em equipe e da comunicação, habilidades essenciais na prática clínica. Contudo, alguns desafios foram observados, como a gestão do tempo e a divisão de tarefas, apontando para a necessidade de práticas adicionais para aperfeiçoar essas competências. As percepções dos participantes foram avaliadas por meio de um questionário baseado na escala de Likert, indicando uma experiência positiva e sugerindo melhorias para futuras atividades. O escape room educacional tem se mostrado como uma metodologia ativa eficaz na educação em saúde, capaz de transformar a teoria em prática de maneira envolvente e prática. Esta experiência sugere que a continuidade e o desenvolvimento de metodologias inovadoras são essenciais para preparar melhor os profissionais da saúde para os desafios contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16903_TB7891_30092024120811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "rodriguestalita79@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN (FICSAE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }