Apresentamos uma proposta interdisciplinar baseada no ensino por investigação, em que as atividades experimentais para o ensino de conceitos de Física são contextualizadas com a atividade esportiva de corrida. A oficina, de quatros horas, envolveu estudantes do Ensino Médio, uma professora de Educação Física e um atleta juvenil dos 100 metros rasos. Iniciando com os alunos construindo uma pista de corrida de 20 metros usando giz e fita métrica. Depois, seguindo a orientação do atleta, os aluno-corredores realizavam corridas individuais e os cronometristas registravam os tempos. A dinâmica da corrida possibilita aos estudantes um contato direto com o conceito de erro experimental, uma vez que a função do cronometrista é imprecisa, é nesse momento que o aluno busca por soluções e explicações. Além disso, quando os alunos constroem seus próprios gráficos da velocidade em função do tempo utilizando seus dados e os comparam com o gráfico Usain Bolt nas corridas em Pequim e Berlim, começam a surgir explicações para as diferenças observadas. Os resultados, fruto da análise de diário de bordo e videografia da interação entre os sujeitos, indicaram que a dinâmica envolvendo atividades esportivas proporciona troca de saberes que vai além do aprendizado tradicional em sala, além de desenvolver habilidades sociais, motivação e interesse. Além disso, conceitos como velocidade média e instantânea quando abordados usando o esporte, deixam de ser abstratos e passam a ter significado, propiciando uma aprendizagem significativa.