A presente pesquisa objetiva compreender o papel desempenhado pelo recurso teórico-metodológico “Pedagogia de Projetos” na construção de saberes da docência em um professor de História do ensino fundamental II. O projeto mobilizador foi chamado de “A pobreza que se vê”, realizado durante o primeiro semestre letivo de 2024, com estudantes do 7° e 8° anos. A ação propôs construir coletivamente uma exposição fotográfica sobre as desigualdades sociais na cidade de Águas Lindas de Goiás, visando envolver os alunos em uma reflexão crítica sobre a realidade social ao seu redor. O referencial teórico está aportado por Tardif (2002), Freire (1996), Castellar (2016), Bender (2017) e Moran Bacich (2018). A metodologia do trabalho está amparada nas características de pesquisa do tipo estudo de caso, permitindo uma análise profunda e detalhada das dinâmicas envolvidas. Acerca dos principais resultados da investigação, temos: a) múltiplos saberes necessários à docência são mobilizados em todas as etapas de execução de um projeto à luz da Pedagogia de Projetos; b) a reiteração do local da escola, por excelência, como espaço de potência na formação docente do professorado; c) a capacidade criativa e argumentativa do alunado está diretamente ligada aos recursos teóricos subsidiados durante as fases iniciais do projeto.