Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VOZES QUE UNEM COMUNIDADES: CAPACITANDO A EDUCAÇÃO POR MEIO DE RÁDIOS ESCOLARES E CURSOS ESCOLARES DE RÁDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111329
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3457
    "inscrito_id" => 8464
    "titulo" => "VOZES QUE UNEM COMUNIDADES: CAPACITANDO A EDUCAÇÃO POR MEIO DE RÁDIOS ESCOLARES E CURSOS ESCOLARES DE RÁDIO"
    "resumo" => "As rádios escolares e os cursos de rádio escola desempenham um papel fundamental na promoção da educação inclusiva e participativa. Ao oferecer aos alunos a oportunidade de aprender sobre produção radiofônica e comunicação, essas iniciativas não apenas desenvolvem habilidades práticas, como locução e edição de áudio, mas também estimulam a expressão criativa e o trabalho em equipe. Além disso, as rádios escolares proporcionam um espaço para ampliar o diálogo entre a escola, os alunos e a comunidade, permitindo a divulgação de informações relevantes e a expressão de diferentes perspectivas. Dessa forma, as rádios escolares e os cursos de rádio escola não apenas enriquecem o ambiente educacional, mas também fortalecem os laços entre a escola e a sociedade, promovendo uma educação mais democrática e engajada. Os objetivos deste trabalho são múltiplos: em primeiro lugar, busca-se proporcionar aos estudantes uma experiência prática e significativa no universo da comunicação radiofônica, estimulando habilidades como expressão oral, trabalho em equipe e criatividade. Além disso, visa-se fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, utilizando a rádio como um canal de interação e divulgação de informações relevantes para a comunidade local. A metodologia adotada neste projeto é híbrida, combinando elementos presenciais e virtuais. Inicialmente, são realizadas oficinas e atividades práticas nas escolas, onde os alunos são introduzidos aos conceitos básicos de produção radiofônica, como roteiro, locução e edição de áudio. Posteriormente, são utilizadas plataformas online para a produção e compartilhamento de conteúdo radiofônico, permitindo a continuidade das atividades mesmo fora do ambiente escolar. Os resultados preliminares deste trabalho demonstram um aumento significativo no engajamento dos alunos com as atividades escolares, bem como uma maior participação da comunidade nas atividades da escola, evidenciando o potencial da rádio escolar como um instrumento de promoção da educação e da cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8464_TB3457_08042024224113.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA MACÊDO"
    "autor_email" => "luc.macedo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111329
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3457
    "inscrito_id" => 8464
    "titulo" => "VOZES QUE UNEM COMUNIDADES: CAPACITANDO A EDUCAÇÃO POR MEIO DE RÁDIOS ESCOLARES E CURSOS ESCOLARES DE RÁDIO"
    "resumo" => "As rádios escolares e os cursos de rádio escola desempenham um papel fundamental na promoção da educação inclusiva e participativa. Ao oferecer aos alunos a oportunidade de aprender sobre produção radiofônica e comunicação, essas iniciativas não apenas desenvolvem habilidades práticas, como locução e edição de áudio, mas também estimulam a expressão criativa e o trabalho em equipe. Além disso, as rádios escolares proporcionam um espaço para ampliar o diálogo entre a escola, os alunos e a comunidade, permitindo a divulgação de informações relevantes e a expressão de diferentes perspectivas. Dessa forma, as rádios escolares e os cursos de rádio escola não apenas enriquecem o ambiente educacional, mas também fortalecem os laços entre a escola e a sociedade, promovendo uma educação mais democrática e engajada. Os objetivos deste trabalho são múltiplos: em primeiro lugar, busca-se proporcionar aos estudantes uma experiência prática e significativa no universo da comunicação radiofônica, estimulando habilidades como expressão oral, trabalho em equipe e criatividade. Além disso, visa-se fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, utilizando a rádio como um canal de interação e divulgação de informações relevantes para a comunidade local. A metodologia adotada neste projeto é híbrida, combinando elementos presenciais e virtuais. Inicialmente, são realizadas oficinas e atividades práticas nas escolas, onde os alunos são introduzidos aos conceitos básicos de produção radiofônica, como roteiro, locução e edição de áudio. Posteriormente, são utilizadas plataformas online para a produção e compartilhamento de conteúdo radiofônico, permitindo a continuidade das atividades mesmo fora do ambiente escolar. Os resultados preliminares deste trabalho demonstram um aumento significativo no engajamento dos alunos com as atividades escolares, bem como uma maior participação da comunidade nas atividades da escola, evidenciando o potencial da rádio escolar como um instrumento de promoção da educação e da cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8464_TB3457_08042024224113.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA MACÊDO"
    "autor_email" => "luc.macedo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As rádios escolares e os cursos de rádio escola desempenham um papel fundamental na promoção da educação inclusiva e participativa. Ao oferecer aos alunos a oportunidade de aprender sobre produção radiofônica e comunicação, essas iniciativas não apenas desenvolvem habilidades práticas, como locução e edição de áudio, mas também estimulam a expressão criativa e o trabalho em equipe. Além disso, as rádios escolares proporcionam um espaço para ampliar o diálogo entre a escola, os alunos e a comunidade, permitindo a divulgação de informações relevantes e a expressão de diferentes perspectivas. Dessa forma, as rádios escolares e os cursos de rádio escola não apenas enriquecem o ambiente educacional, mas também fortalecem os laços entre a escola e a sociedade, promovendo uma educação mais democrática e engajada. Os objetivos deste trabalho são múltiplos: em primeiro lugar, busca-se proporcionar aos estudantes uma experiência prática e significativa no universo da comunicação radiofônica, estimulando habilidades como expressão oral, trabalho em equipe e criatividade. Além disso, visa-se fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, utilizando a rádio como um canal de interação e divulgação de informações relevantes para a comunidade local. A metodologia adotada neste projeto é híbrida, combinando elementos presenciais e virtuais. Inicialmente, são realizadas oficinas e atividades práticas nas escolas, onde os alunos são introduzidos aos conceitos básicos de produção radiofônica, como roteiro, locução e edição de áudio. Posteriormente, são utilizadas plataformas online para a produção e compartilhamento de conteúdo radiofônico, permitindo a continuidade das atividades mesmo fora do ambiente escolar. Os resultados preliminares deste trabalho demonstram um aumento significativo no engajamento dos alunos com as atividades escolares, bem como uma maior participação da comunidade nas atividades da escola, evidenciando o potencial da rádio escolar como um instrumento de promoção da educação e da cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.