A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112183 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4708 "inscrito_id" => 13253 "titulo" => "A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A função social da escola em contextos de diversidade constitui-se como um tema relevante e desafiador na educação atual, uma vez que a diversidade socioeconômica, linguística, étnica e cultural nas salas de aula exige da escola uma abordagem inclusiva e sensível para assegurar que todos os educandos tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a função social da escola em um contexto de diversidade, com enfoque nos desafios e possibilidades possíveis. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, cuja abordagem é qualitativa. A partir disso, o aporte teórico respaldou-se em autores como Paulo Freire e Vitor Paro entre outros que versam sobre o referido tema. Nesse sentido, espera-se alcançar como resultados que a escola deve ser um espaço social e de inclusão, porém apresenta desafios na valorização da diversidade e fatores como gestão autoritária e práticas educativas descontextualizadas da realidade. Para seguirmos um novo caminho, é necessário democracia, diálogo e dar voz ao povo, valorizando suas identidades. Em suma, conclui-se que enfrentamos muitos desafios na construção de uma escola pública que valorize e respeite a diversidade. No entanto, não podemos deixar de lutar por uma escola pública que seja do povo, para o povo e com o povo. Essa é a verdadeira essência da escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13253_TB4708_27102024133956.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SOARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima.soares@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112183 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4708 "inscrito_id" => 13253 "titulo" => "A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A função social da escola em contextos de diversidade constitui-se como um tema relevante e desafiador na educação atual, uma vez que a diversidade socioeconômica, linguística, étnica e cultural nas salas de aula exige da escola uma abordagem inclusiva e sensível para assegurar que todos os educandos tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a função social da escola em um contexto de diversidade, com enfoque nos desafios e possibilidades possíveis. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, cuja abordagem é qualitativa. A partir disso, o aporte teórico respaldou-se em autores como Paulo Freire e Vitor Paro entre outros que versam sobre o referido tema. Nesse sentido, espera-se alcançar como resultados que a escola deve ser um espaço social e de inclusão, porém apresenta desafios na valorização da diversidade e fatores como gestão autoritária e práticas educativas descontextualizadas da realidade. Para seguirmos um novo caminho, é necessário democracia, diálogo e dar voz ao povo, valorizando suas identidades. Em suma, conclui-se que enfrentamos muitos desafios na construção de uma escola pública que valorize e respeite a diversidade. No entanto, não podemos deixar de lutar por uma escola pública que seja do povo, para o povo e com o povo. Essa é a verdadeira essência da escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13253_TB4708_27102024133956.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SOARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima.soares@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }