SIGNIFICADOS DO ESPORTE ENTRE PRATICANTES DE HANDEBOL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113265 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6279 "inscrito_id" => 14495 "titulo" => "SIGNIFICADOS DO ESPORTE ENTRE PRATICANTES DE HANDEBOL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA" "resumo" => "O estudo analisou os significados atribuídos à categoria esporte entre os participantes do projeto “Handebol - Inclusão e Cidadania” de uma instituição pública federal cearense. O projeto tem como princípio basilar a inclusão social e a educação para a cidadania na/pela prática do handebol. O projeto atende aos estudantes, ex-estudantes e residentes no município de Fortaleza e na região metropolitana. Realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que envolveu os levantamentos bibliográfico e documental. Fizemos uso de um questionário, que abordou os temas: perfil econômico familiar e concepção de esporte; aplicado em caráter presencial. A amostra do estudo compreendeu a 55 participantes: 30 deles do sexo feminino (25,78 anos ± 9,00 anos) e 25 deles do sexo masculino (23,92 anos ± 6,78 anos). Utilizamos o google AI Studio versão Gemini 1.5 flash para categorizar as respostas da amostra alusivas aos significados do esporte. Para tanto, definimos três categorias à luz da literatura científica da área de Educação Física e Ciências do Esporte, a saber: saúde, lazer e educação. Os resultados relativos à frequência em percentual das respostas da amostra por categoria foram os seguintes: saúde 40% (22 respondentes), lazer 33% (18 respondentes) e educação 27% (15 respondentes). O estudo revelou que predomina a concepção de esporte associado à saúde como agente de bem-estar físico e mental, assim chamamos a atenção para a relevância do projeto investigado na promoção da saúde. Também apareceu o significado do esporte associado ao lazer com vistas à distração e ao relaxamento, que perspectiva a ocupação do tempo livre, com desdobramentos nas sociabilidades construídas no projeto. Compreendemos que o significado do esporte associado à educação para o desenvolvimento humano poderá potencializar o projeto investigado como agente de inclusão social e cidadania. O estudo foi aprovado em comitê de ética em pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14495_TB6279_27102024205226.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA AMÉLIA NERI OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMÉLIA NERI" "autor_email" => "anaaneri@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113265 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6279 "inscrito_id" => 14495 "titulo" => "SIGNIFICADOS DO ESPORTE ENTRE PRATICANTES DE HANDEBOL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA" "resumo" => "O estudo analisou os significados atribuídos à categoria esporte entre os participantes do projeto “Handebol - Inclusão e Cidadania” de uma instituição pública federal cearense. O projeto tem como princípio basilar a inclusão social e a educação para a cidadania na/pela prática do handebol. O projeto atende aos estudantes, ex-estudantes e residentes no município de Fortaleza e na região metropolitana. Realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que envolveu os levantamentos bibliográfico e documental. Fizemos uso de um questionário, que abordou os temas: perfil econômico familiar e concepção de esporte; aplicado em caráter presencial. A amostra do estudo compreendeu a 55 participantes: 30 deles do sexo feminino (25,78 anos ± 9,00 anos) e 25 deles do sexo masculino (23,92 anos ± 6,78 anos). Utilizamos o google AI Studio versão Gemini 1.5 flash para categorizar as respostas da amostra alusivas aos significados do esporte. Para tanto, definimos três categorias à luz da literatura científica da área de Educação Física e Ciências do Esporte, a saber: saúde, lazer e educação. Os resultados relativos à frequência em percentual das respostas da amostra por categoria foram os seguintes: saúde 40% (22 respondentes), lazer 33% (18 respondentes) e educação 27% (15 respondentes). O estudo revelou que predomina a concepção de esporte associado à saúde como agente de bem-estar físico e mental, assim chamamos a atenção para a relevância do projeto investigado na promoção da saúde. Também apareceu o significado do esporte associado ao lazer com vistas à distração e ao relaxamento, que perspectiva a ocupação do tempo livre, com desdobramentos nas sociabilidades construídas no projeto. Compreendemos que o significado do esporte associado à educação para o desenvolvimento humano poderá potencializar o projeto investigado como agente de inclusão social e cidadania. O estudo foi aprovado em comitê de ética em pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14495_TB6279_27102024205226.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA AMÉLIA NERI OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMÉLIA NERI" "autor_email" => "anaaneri@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }