O estudo tem como propósito relatar a experiência de um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental para o Dia D da leitura. Trata-se de uma ação pedagógica desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), que tem como propósito potencializar as práticas leitoras desenvolvidas pelas unidades escolares. O evento conta com ações que incentivem e estimulem nos estudantes o prazer e o interesse pelo universo da leitura. As ações leitoras podem ser desenvolvidas de maneira interdisciplinar, envolvendo as diversas áreas do conhecimento ao longo do ano letivo. Buscando fomentar de maneira significativa e divertida, sugerimos à turma desenvolver jogos e brincadeiras envolvendo as letras e a formação de palavras nas aulas de Educação Física com o suporte da professora de Língua Portuguesa. O escrito aqui disposto busca evidenciar a interdisciplinaridade e a construção da prática leitora. Método: O estudo tem abordagem descritiva fundamentada em um relato de experiência. Os participantes foram estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental que participaram das ações ao longo dos meses de março e abril de 2023. A metodologia envolveu o ciclo de alfabetização e letramento com etapas pré-estabelecidas nas aulas de Língua Portuguesa, bem como atividades envolvendo jogos e brincadeiras e a formação de palavras. Posteriormente, houve a seleção de algumas palavras que seriam utilizadas durante as atividades nas aulas de Educação Física. Em seguida, os alunos foram estimulados a reconhecer as letras e a construírem de forma coletiva as palavras sinalizadas no quadro em um contexto divertido e dinâmico. Resultados: A experiência proposta de fomento à leitura, com foco na interdisciplinaridade, foi eficaz na promoção do gosto pela leitura entre os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas envolvendo jogos e brincadeiras com letras e formação de palavras, foram bem recebidas pelos alunos, que demonstraram interesse e entusiasmos. Conclusão e Discussão: As atividades interdisciplinares podem ser uma estratégia eficaz para o fomento à leitura, pois proporcionam uma experiência significativa e divertida aos alunos.