A CRATIVIDADE A PARTIR DAS PRODUÇÕES GRÁFICAS EM PRÁTICAS INVSTIGATIVAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112544 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5219 "inscrito_id" => 13071 "titulo" => "A CRATIVIDADE A PARTIR DAS PRODUÇÕES GRÁFICAS EM PRÁTICAS INVSTIGATIVAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Os processos investigativos sempre estiveram presentes no cotidiano de quem ensina Ciências e todos os contextos desta disciplina são cercados de delineamentos que se entrelaçam com os fenômenos estudados. Como desafios para os professores, ressaltamos a difícil contextualização dos conteúdos com a realidade do aluno, a falta de recursos quer sejam experimentais ou não para a visualização dos conceitos teóricos assim como novas estratégias didáticas que estimulem a criatividade e a investigação das crianças por meio das experiências vivenciadas. Neste contexto, esta proposta de pesquisa tem como pergunta norteadora: como as produções gráficas feitas pelas crianças em atividades investigativas podem estimular a criatividade e a imaginação, bem como contribuir para a construção de um processo de aprendizagem mais criativo investigativo? Temos como objetivo, analisar como os desenhos e a escrita produzidos em uma Sequência de Ensino Investigativo podem promover o desenvolvimento da criatividade dos alunos de um Clube de Ciências. A partir de uma pesquisa qualitativa, esse estudo teve seu local de investigação o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz, localizado na Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus Belém (PA). O Clube de Ciências é um espaço de ensino e aprendizagem que atende a crianças do 5º ao 9º ano que residem próximo a UEPA. Os participantes da pesquisa são os alunos matriculados no Clube. A constituição dos foi por meio dos desenhos e da escrita dos clubistas que foram analisados por meio de categorias emergentes através da análise de conteúdo. Entendemos que os resultados encontrados a partir das produções gráficas das crianças podem ser elementos importantes na identificação da criatividade assim como pode favorecer um conhecimento criativo investigativo de forma significativa e prazerosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13071_TB5219_23052024161930.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISITINA PALHETA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "mcppalhetaalbuquerque@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112544 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5219 "inscrito_id" => 13071 "titulo" => "A CRATIVIDADE A PARTIR DAS PRODUÇÕES GRÁFICAS EM PRÁTICAS INVSTIGATIVAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Os processos investigativos sempre estiveram presentes no cotidiano de quem ensina Ciências e todos os contextos desta disciplina são cercados de delineamentos que se entrelaçam com os fenômenos estudados. Como desafios para os professores, ressaltamos a difícil contextualização dos conteúdos com a realidade do aluno, a falta de recursos quer sejam experimentais ou não para a visualização dos conceitos teóricos assim como novas estratégias didáticas que estimulem a criatividade e a investigação das crianças por meio das experiências vivenciadas. Neste contexto, esta proposta de pesquisa tem como pergunta norteadora: como as produções gráficas feitas pelas crianças em atividades investigativas podem estimular a criatividade e a imaginação, bem como contribuir para a construção de um processo de aprendizagem mais criativo investigativo? Temos como objetivo, analisar como os desenhos e a escrita produzidos em uma Sequência de Ensino Investigativo podem promover o desenvolvimento da criatividade dos alunos de um Clube de Ciências. A partir de uma pesquisa qualitativa, esse estudo teve seu local de investigação o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz, localizado na Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus Belém (PA). O Clube de Ciências é um espaço de ensino e aprendizagem que atende a crianças do 5º ao 9º ano que residem próximo a UEPA. Os participantes da pesquisa são os alunos matriculados no Clube. A constituição dos foi por meio dos desenhos e da escrita dos clubistas que foram analisados por meio de categorias emergentes através da análise de conteúdo. Entendemos que os resultados encontrados a partir das produções gráficas das crianças podem ser elementos importantes na identificação da criatividade assim como pode favorecer um conhecimento criativo investigativo de forma significativa e prazerosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13071_TB5219_23052024161930.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISITINA PALHETA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "mcppalhetaalbuquerque@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }