O PAPEL DA FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111213 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3284 "inscrito_id" => 10558 "titulo" => "O PAPEL DA FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "As feiras de ciências no Brasil iniciaram-se na década de 60 e ao longo do tempo tem se tornado uma prática comum nas escolas regulares, proporcionando aos estudantes estímulo e participação na prática para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. Além disso, é uma alternativa de suma importância para despertar o interesse e curiosidade dos alunos a respeito da pesquisa, divulgando os conhecimentos científicos adquiridos por meio da elaboração de projeto para comunidade escolar. Dessa forma, as feiras científicas tem um papel de contribuir com aprendizagem e desenvolvimento das competências e habilidades voltadas para o ensino das ciências da natureza. Com isso, o presente estudo buscou realizar pesquisas nos bancos de dados disponíveis, com objetivo de evidenciar a importância das feiras de ciências na contribuição do ensino-aprendizagem no sistema educacional básico. Portanto, optou-se pela realização de revisão integrativa na literatura. Desse modo, infere-se que as feiras de ciências preparam os estudantes para pensar de forma crítica e interdisciplinar, fornecendo estratégias para os discentes e docentes, permitindo aprender uns com as experiências dos outros e se motivarem a elaborar projetos educacionais científicos. Possibilitando também, a construção e promoção do pensamento criativo do alunado, em inúmeras áreas da ciência, além de desenvolver aptidão para buscar, analisar e descrever resultados. Por fim, podemos destacar que é uma ótima ferramenta na formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10558_TB3284_08042024214737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANDRA THAÍS ROCHA DA MOTA" "autor_nome_curto" => "YANDRA MOTA" "autor_email" => "yandra.tais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111213 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3284 "inscrito_id" => 10558 "titulo" => "O PAPEL DA FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "As feiras de ciências no Brasil iniciaram-se na década de 60 e ao longo do tempo tem se tornado uma prática comum nas escolas regulares, proporcionando aos estudantes estímulo e participação na prática para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. Além disso, é uma alternativa de suma importância para despertar o interesse e curiosidade dos alunos a respeito da pesquisa, divulgando os conhecimentos científicos adquiridos por meio da elaboração de projeto para comunidade escolar. Dessa forma, as feiras científicas tem um papel de contribuir com aprendizagem e desenvolvimento das competências e habilidades voltadas para o ensino das ciências da natureza. Com isso, o presente estudo buscou realizar pesquisas nos bancos de dados disponíveis, com objetivo de evidenciar a importância das feiras de ciências na contribuição do ensino-aprendizagem no sistema educacional básico. Portanto, optou-se pela realização de revisão integrativa na literatura. Desse modo, infere-se que as feiras de ciências preparam os estudantes para pensar de forma crítica e interdisciplinar, fornecendo estratégias para os discentes e docentes, permitindo aprender uns com as experiências dos outros e se motivarem a elaborar projetos educacionais científicos. Possibilitando também, a construção e promoção do pensamento criativo do alunado, em inúmeras áreas da ciência, além de desenvolver aptidão para buscar, analisar e descrever resultados. Por fim, podemos destacar que é uma ótima ferramenta na formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10558_TB3284_08042024214737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANDRA THAÍS ROCHA DA MOTA" "autor_nome_curto" => "YANDRA MOTA" "autor_email" => "yandra.tais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }