O presente trabalho traz discussões engendradas a partir de um levantamento bibliográfico que buscou mapear e compreender alguns aspectos da produção acadêmica sobre a história da educação em Sorocaba, município do interior do estado de São Paulo. A investigação foi realizada em três plataformas digitais que reúnem teses de doutorado e dissertações de mestrado: o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, o Repositório Institucional da Universidade de Sorocaba (UNISO) e o Repositório da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (UFSCar-So). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do campo da historiografia da educação e que, portanto, elege as próprias pesquisas históricas sobre educação como suas fontes de estudo. Os resultados obtidos indicam que a produção acadêmica sobre a educação em Sorocaba se concentrou, até o presente, em cinco instituições de ensino superior: USP, UNICAMP, UNIMEP, UFSCar-So e UNISO, com destaque para estas últimas, localizadas na própria cidade. O programa de pós-graduação em educação da UNISO iniciou suas atividades em 1996, enquanto que o da UFSCar-So foi criado em dezembro de 2011. Em matéria da temporalidade, a primeira pesquisa que teve como tema geral a educação em Sorocaba data de 1997, uma tese de doutorado defendida pelo professor Wilson Sandano na UNIMEP, com o tema da Lei Orgânica Municipal de 1990. De lá para cá, identificamos 257 trabalhos produzidos, dos quais parte se enquadra na especialidade da história da educação, com diversos temas abordados, como as precárias iniciativas de criação de escolas durante o período da monarquia no Brasil, a criação de grupos escolares no início do período republicano, a força do movimento operário anarquista na criação de salas para a educação de trabalhadores e a influência da maçonaria e das ordens religiosas.